Voltar Programa Fortalece do PJSC atua na contadoria da Vara de Precatórios da Capital

Para promover o impulso processual na contadoria da Vara de Execuções contra a Fazenda Pública e Precatórios da comarca da Capital, o programa Fortalece passou a atuar nessa unidade desde o início de março. A intenção é acelerar a expedição dos alvarás aos respectivos credores.

Criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Santa Catarina (CGJ/PJSC) durante a pandemia da Covid-19, o programa Fortalece organiza uma força de trabalho composta de magistrados e servidores que atuam de forma colaborativa em unidades judiciais com grande volume de trabalho. "A atuação do Fortalece tem como objetivo efetuar os cálculos de proporção de subconta para a expedição do alvará aos respectivos credores nesta contadoria, que em janeiro deste ano contava 1.324 processos à espera", explicou o juiz-corregedor do Núcleo II - Estudos, Planejamento e Projetos, Silvio José Franco.

Os contadores que aderiram ao programa passaram por capacitação com as assessoras de custas da CGJ Chirlei Viana e Marília Casarotto Colpani, de forma remota. Foram três encontros virtuais com contadores de 20 comarcas de diferentes regiões do Estado. O Fortalece tem essa premissa de unir e integrar os colaboradores do Judiciário catarinense. "Percebo o espírito de companheirismo e de pertencimento dos contadores que se dispuseram a colaborar com os processos de outras comarcas, sem esquecer as obrigações em suas unidades, dentro do horário de expediente. Mais do que uma oportunidade de colaborar, o programa propicia aprendizado", destacou a assessora de custas Chirlei Viana.

Servidor do Judiciário de Santa Catarina há 15 anos, o contador da comarca de Guaramirim, Aderbal Carlin do Prado Junior, participa do Fortalece pela primeira vez. Ele percebeu que no trabalho home office consegue atender a demanda da sua unidade e apoiar outras varas. "Além de colaborar com outras unidades, o programa permite o aprimoramento das minhas funções no trabalho em tipos específicos de processos. A assessoria de custas deu a orientação necessária, porque é um trabalho diferente. Além disso, conseguimos tirar as dúvidas em tempo real com o auxílio fornecido", comentou o servidor de Guaramirim.

Confira os participantes:

Andrea Rode, comarca de Barra Velha; Aderbal Carlin do Prado Junior, comarca de Guaramirim; Carla Cristina Steil Rover, comarca de São João Batista; Daniela Lamaison de Andrade, comarca de Imbituba; Denise Auler, comarca de Joaçaba; Elizeu Costa Silva, comarca de Lebon Régis; Fabiano Cardoso Colares, comarca de Santa Rosa do Sul; Fabiani Biff, da comarca de Ibirama; José Fontana Neto, comarca de Lauro Muller; Joel Lourenci, comarca de Ponte Serrada; Marilaine Eni Hebert, comarca de Meleiro; Marilei Kleemann Fruhauf, comarca de Ipumirim; Nicole de Freitas Emerim, comarca de Biguaçu; Noeli Bock Alles, comarca de Mondaí; Rosimere Ramos Machado, comarca de Sombrio; Rogério Lapolli, comarca de Caçador; Rosangela Corrêa Menin, comarca de Capinzal; Silsan Gonzaga Pinheiro Fagundes, comarca de Itajai; Silvia Angeloni Rovaris Piccollo, comarca de Forquilhinha; e Vanessa Morsoletto Rezzadori, comarca de Videira. 

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.