Voltar Programa Mães do Judiciário ganha novo ciclo e celebra os encontros encerrados em maio

O Programa Mães do Judiciário irá inaugurar, a partir da próxima quinta-feira, dia 10, o seu quarto ciclo de encontros com as servidoras e as magistradas mães do Poder Judiciário de Santa Catarina. Desta vez, serão convidadas mães com filhos de três a três anos e meio de idade, porém haverá possibilidade de participação de outras mães, caso haja interesse por parte delas. 

O quarto ciclo terá oito turmas pequenas, em que cada uma das novas participantes terá oportunidade de se expressar e dialogar com o grupo de forma tranquila. Os encontros têm acontecido desde julho de 2020. Moderado por servidoras, em grande parte das diretorias de Gestão de Pessoas e da Saúde, o Programa Mães do Judiciário visa promover, com criatividade, o pertencimento, propiciar acolhimento e valorizar a troca de experiências e a atenção aos anseios/dificuldades relacionados à carreira e à maternidade.  

"Há um movimento orgânico e dinâmico em cada encontro, de modo que a participação de cada mãe imprime nas interações um caráter único, humano e enriquecedor. A grande novidade sempre é esse fenômeno do grupo, que cresce, acolhe, agrega e entrelaça o diálogo das mães, tendo como pauta o dia-a-dia no trabalho, a maternagem e seus afetos, bem como contempla todos os desafios dos quais a vida é feita", conta  a moderadora do Programa, Talita Santana Pereira.

No terceiro ciclo, ocorrido entre os dias 25 de março e 29 de maio de 2021, participaram 62 servidoras e magistradas, divididas em nove turmas. O encerramento desse ciclo se deu  em dois encontros  e contou com a presença das desembargadoras Salete Silva Sommariva e Hildemar Meneguzzi de Carvalho, da Psicóloga Juliana Schlickmann Barcelos e da Enfermeira Soninha Silva, que abordaram o tema "carreira e maternidade" com participantes de 19 unidades (comarcas e Tribunal de Justiça).

Também prestigiaram os encontros de encerramento do terceiro ciclo a juíza auxiliar da Presidência, Carolina Ranzolin Nerbass; o juiz coordenador de Magistrados, Rafael Germer Condé; o coordenador do Gabinete da Presidência, Cleon Bassani Ribas; o diretor de Gestão de Pessoas, Rafael Giorgio Ferri; a diretora de Saúde, Graciela de Oliveira Richter Schmidt; além da presença das moderadoras, convidadas e algumas servidoras e magistradas mães que participaram dos encontros de outros ciclos de 2020 e 2021. 

Confira os relatos das palestrantes do encerramento do terceiro ciclo:

"Compartilhar a minha história com as mães do judiciário foi uma experiência única. Não imaginava o quanto isso fosse impactar a vida delas e, principalmente, a minha própria vida ao receber tanto carinho e reciprocidade. Estou muito orgulhosa de fazer parte de um Poder Judiciário que se preocupa com o bem-estar das suas servidoras num momento tão importante das suas vidas, que é a maternidade." (Desembargadora Salete Silva Sommariva)

"Parabéns ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, parabéns à Diretoria de Gestão de Pessoas e de Saúde, parabéns a todas as pessoas que criaram e desenvolveram o Programa Mães do Judiciário. O que posso dizer sobre ser mãe? Existe algo melhor na vida? Ser mãe é uma arte! Aprende-se um pouco por dia e quando achamos que sabemos tudo sobre os  filhos, percebemos que nunca estamos prontas totalmente. E o que eu posso dizer a você que tem um bebê, ou mais filhos, ou que está prestes a ser mãe? Viva, um dia de cada vez, aproveitando as 24 horas por dia ao lado do seu filho. Brinque, converse bastante com ele. O projeto está pronto, ele vai ser do jeito que você ensinar, do que ele vivenciar com você, beije bastante, pegue muito no colo e dê muito carinho, isso não estraga, só faz bem, aumenta o quociente emocional  dele. Leia bastante histórias para seu filho e nunca vai precisar dizer: meu filho estude. As dificuldades passam. As alegrias passam. Tudo passa. Mas filhos são para sempre. E eles sempre serão um pedacinho da mãe e do pai. Ame-os. Gratidão pelo convite para participar do fechamento do III Ciclo Programa Mães do Judiciário. Me senti honrada e revivi muitos momentos importantes." (Desembargadora Hildemar Meneguzzi de Carvalho).

"Parabenizo o Tribunal de Justiça em valorizar a maternidade. A maternidade é  uma tremenda escola para a vida, e para o mundo do trabalho também. Foi um prazer participar do 'Mães do Judiciário'. Todas as mulheres trabalhadoras deveriam ter esse carinho e atenção no seu local de trabalho." (Sônia Silva, Enfermeira).

"É muito bonito e emocionante ver a força e a sensibilidade das mamães nos encontros, além do laço afetivo que se forma entre todas. Foi um privilégio poder participar desses momentos. Espero que este projeto se amplie cada vez mais, já que as famílias se beneficiam muito de espaços assim: voltados à sensibilidade e ao amor." (Juliana Schlickmann Barcelos, Psicóloga da Diretoria de Saúde).

Para a integrante da equipe Michelle de Souza Gomes Hugill: "Participar do Programa Mães do Judiciário foi uma das atividades mais gratificantes que já fiz nestes quase nove anos no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Primeiro porque pude ouvir as histórias das minhas colegas e não só me reconhecer, mas também aprender e me emocionar com cada uma.  E depois, por me sentir muito grata por trabalhar numa instituição que volta o olhar para as mulheres no momento mais delicado das suas carreiras, que é a maternidade. Ao fazer isso, não só acolhe, mas cria condições para que estas mulheres e mães se sintam seguras para exercer suas funções como servidoras e mães, sem que uma coisa exclua a outra.  Ao contrário, fortalecerá os vínculos com a criação e educação dos filhos do judiciário que, sem sombra de dúvida, serão melhores cidadãos quando crescerem". 

A servidora Barbara Rodrigues de Freitas Lazzari, lotada na Ouvidoria do PJSC, relata sua experiência nos encontros: "É bom saber que há espaço para falar sobre as dificuldades da maternidade e acolhimento para os momentos de fragilidade. Acredito que tão importante quanto saber que não é necessário passar por maus momentos em silêncio, é sermos lembradas que a maternidade tem um lado maravilhoso, que nos desperta tantas potências, que nos apresenta a uma outra versão de nós (frequentemente a melhor versão de nós). Devemos nos permitir reconhecer o que está difícil, assumir as adversidades, sentir o que vier. Mas, também, admirar o belo trabalho que fazemos, a mãe que nos tornamos. Saber que, em alguns momentos felizmente, em tantos outros infelizmente, nossos bebês crescem muito rápido e tudo passa. Depois, a gente acaba lembrando menos das cólicas e refluxos e muito mais do cheirinho de neném, das primeiras palavrinhas, das conquistas gradativas de todos os dias. Contemplar o maravilhoso da maternidade é o que nos ajuda a superar suas dificuldades e conversar com mães que estão em diferentes etapas dessa missão nos ajuda a ter perspectiva". 

"A cada ciclo percebemos maior vínculo e integração entre as participantes e também com a Administração. A equipe segue empenhada para proporcionar encontros cada vez mais acolhedores, repletos de diálogo e informação às mães, atenção à primeira infância, carinho extensivo às famílias", informa a gerente do programa Danielle Cristina Novack.

Para mais informações, acesse a página do Programa Mães do Judiciário. Em caso de dúvidas, envie e-mail para dgp.maesdojudiciariopjsc@tjsc.jus.br

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.