Programa Mães do Judiciário será regulamentado hoje no PJ catarinense - Imprensa - Poder Judiciário de Santa Catarina

Notícias

Voltar Programa Mães do Judiciário será regulamentado hoje no PJ catarinense
28 Junho 2023 | 11h23min
  • Mães do Judiciário

O programa Mães do Judiciário será regulamentado no âmbito do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) em cerimônia que acontece na tarde desta quarta-feira (28/6), às 15h, no Auditório Desembargadora Thereza Grisólia Tang. A solenidade de assinatura também terá transmissão ao vivo e poderá ser acompanhada no canal do TJSC no YouTube

A formalização do programa define seus objetivos e institui a equipe de trabalho intersetorial composta de integrantes do 1° e do 2° grau, as diretrizes para sua atuação, o fluxo de trabalho e o acompanhamento dos resultados pelo Núcleo Administrativo da Presidência deste Tribunal.

“Cultivar essa importante iniciativa da gestão passada e, mais do que isso, propiciar-lhe a expansão e os incrementos viáveis atendem uma das diretrizes desta gestão, mais precisamente a valorização da dimensão humana. Não se esqueça, ademais, que 'A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo' (William Ross Wallace), de modo que a atenção voltada para a maternidade tem desdobramentos que ultrapassam as fronteiras institucionais”, destaca a juíza auxiliar da Presidência Iolanda Volkmann.

Para o diretor-geral administrativo, Alexsandro Postali, o programa Mães do Judiciário, com o propósito de acolhimento e troca de vivências da maternidade, tem reflexos significativos na saúde mental materna, no estreitamento de vínculos entre servidoras de comarcas distintas que enfrentam desafios comuns, na melhoria das relações familiares e, por consequência, na melhoria das relações interpessoais. “A iniciativa, que se revela moderna, concilia os conceitos de gente e gestão. A atuação humanizada extrapola as funções mais tradicionais do setor de gestão de pessoas, de modo que a preocupação vai além das atribuições dos cargos, aproximando e consolidando a busca do bem-estar, contribuindo para que as servidoras se sintam mais seguras e respeitadas.”

Já a servidora Rubia Pasqualli Rufato, assessora de gabinete da comarca de Guaramirim e integrante da equipe do programa, revela que “os encontros com outras mães, profissionais de diversas áreas do PJSC, criaram uma forte conexão profissional pelo liame materno. A sensação de acolhida que o programa nos traz fortalece diariamente nossa autoestima. Existe segurança para trabalhar sabendo que nossas dificuldades são ouvidas e sentidas de maneira ampla, com soluções pensadas para nosso dia a dia”.

Além das ações de acolhimento e troca de experiências por meio de encontros e apoio virtuais, o programa, que também serve de ponte entre as demandas coletivas das mães e a Administração, exerce outra função especial, consistente no acompanhamento dos ingressos de magistradas e servidoras mães na condição especial de trabalho em situação de gestação ou efetiva amamentação, até os 24 meses de idade do lactente (Resolução GP n. 9/2023). O Mães do Judiciário atuou de forma efetiva para que as magistradas e servidoras mães, nas situações de gestante e lactante, fossem enquadradas nas hipóteses de condição especial de trabalho com fundamento na Resolução 5/2021.

Para a servidora Ana Carolina Serpa Schaefer Martins, lotada na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e integrante da equipe do programa, "a medida busca proporcionar o importante equilíbrio entre o exercício das funções laborais e a maternidade, e consequentemente maior bem-estar e vínculo entre mãe e filho durante os períodos gestacional e de lactação". Ela acrescenta ainda que, segundo relatos das próprias mães, a possibilidade de conciliar tais funções oferece fundamental tranquilidade para esses momentos, já que angústias e incertezas são reduzidas, com reflexos inclusive no campo funcional, possibilitando a continuidade do trabalho e com motivação. 

"Agradecemos por poder servir. Um sonho acalentado no coração da equipe, acolhido pela Administração, que tornou possível a oferta de apoio e informação às mães do PJSC, de modo que a maternidade possa melhor se estruturar em harmonia com o exercício profissional, com atenção ao fortalecimento do vínculo familiar, social e institucional, aspectos importantes à saúde da mulher, desenvolvimento do ser humano e atenção à infância", destaca a servidora Danielle Cristina Novack, lotada na DGP e integrante da equipe.

Para conhecer e saber mais detalhes sobre o Mães do Judiciário e outras ações desenvolvidas no PJSC, acesse o portal do programa de qualidade de vida no PJSC - Programa Você em Foco

Mais informações

Diretoria de Gestão de Pessoas

E-mail: dgp.maesdojudiciariopjsc@tjsc.jus.br  

Telefone: (48) 3287-7464

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Instagram

YouTube

Flickr

Atendimento à imprensa e a magistrado(a)s:

Nó: svmlx-liferay-07:8080