Voltar Programa Novos Caminhos amplia oportunidade de futuro profissional para acolhidos

Ouça o nosso boletim

O programa Novos Caminhos – uma parceria do TJSC, AMC e Fiesc com entidades públicas e privadas – tem como objetivo investir no futuro de crianças/adolescentes acolhidos, possibilitando oportunidades futuras de progresso pessoal. Atualmente, o Estado tem cerca de mil crianças/adolescentes abrigados, a partir de seis anos, aptos a participar de alguns dos projetos.

Em Palhoça, com o apoio do Senac local, uma turma de 26 adolescentes concluiu o curso “Descobrindo a Informática”. Durante o treinamento de 30 horas, eles receberam noções de Word, Excel, Power Point e conhecimentos iniciais de programação. “Essa capacitação gerou oportunidades. Sendo assim, os cursistas que prosseguirem seus estudos poderão atuar em empresas de todos os portes, desenvolvendo software para computadores, aplicativos para celulares e tablets, plataformas de comércio eletrônico, websites e jogos para videogames entre outros”, comenta Jussara Maria Moraes Castilhos, gerente de Responsabilidade Social - Sistema Fiesc.

Além dos cursos profissionalizantes, os acolhidos também recebem, dentro do Novos Caminhos, atendimentos e orientações voltados à saúde. Em São José, o sistema Fiesc realiza consultas odontológicas voltadas a prevenção e identificação de problemas bucais na clínica do Sesi. “As consultas, realizadas por profissionais credenciados, são fundamentais para a identificação de cáries, problemas gengivais e necessidades estéticas de cada paciente. É questão de saúde, nossa preocupação constante com o bem-estar das crianças/adolescentes”, finaliza Jussara.

Sobre o programa

Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.