Voltar Programa Novos Caminhos chega a municípios da região de Tubarão, no sul do Estado

Jovens acolhidos terão cursos profissionalizantes

A região de Tubarão adotou o programa Novos Caminhos, iniciativa para capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho de jovens e adolescentes que vivem em casas de acolhimento. Na quarta-feira, dia 29/4, foi assinado termo de adesão em evento na unidade local do Sesi, pela Fiesc, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), entidades que criaram o projeto. Essa é a 11ª região do Estado a integrar o programa, e atenderá jovens de Tubarão, Laguna, Jaguaruna, Imbituba, Imaruí, Capivari de Baixo, Braço do Norte e Armazém.

Criado em 2013, o programa Novos Caminhos oferece qualificação profissional e apoio a jovens de 14 a 18 anos que vivem em casas de acolhimento, sob a tutela do Estado. Quando chegam à maioridade, esses jovens são obrigados a deixar os abrigos, tendo de assumir sozinhos a condução de suas vidas. O programa oferece capacitações de iniciação ao mundo do trabalho pelo IEL, educação profissional pelo Senai e o complemento da educação básica do Sesi, que também realiza cursos de prevenção a drogas e álcool e a doenças sexualmente transmissíveis.

Coordenador da Infância e Juventude do TJSC, o desembargador Sérgio Izidoro Heil afirmou que o programa beneficia toda a sociedade e não apenas o público a quem é destinado. "A iniciativa oferece aos acolhidos nova vida, repleta de oportunidades e desafios", salientou o magistrado, que destacou o público-alvo - jovens que vivem sob a tutela do Estado, órfãos, vítimas de maus-tratos ou abandonados pelos pais. "Não se trata, portanto, de jovens infratores ou em conflito com a lei", ressalvou.

O Estado de Santa Catarina possui 170 programas sociais, que acolhem 1,3 mil crianças e adolescentes, dos quais 373 têm mais de 14 anos. Desde que foi criado, o Novos Caminhos já atendeu 228 jovens com os cursos de iniciação profissional do IEL. Desse grupo, 89 realizam ou realizaram cursos profissionais (técnicos, de qualificação e de aprendizagem industrial) do Senai. O Sesi totalizou 173 matrículas nos cursos de educação de jovens e adultos e de prevenção a drogas, álcool e DSTs. Mais de 30 jovens já foram encaminhados ao mercado de trabalho.

O programa, que integra o movimento A Indústria pela Educação, está em andamento em outras regiões - Oeste, Norte, Grande Florianópolis, Sul e Vale do Itajaí. Este ano, o programa será implantado também em Caçador, Brusque, Joaçaba e Rio do Sul.

Imagens: Divulgação / Fiesc
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.