Voltar Programa Novos Caminhos deve buscar parcerias de mais empresas na Serra catarinense

O Programa Novos Caminhos, iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e outros parceiros que busca inserir no mercado de trabalho jovens egressos de programas de acolhimento no Estado, realizou nesta semana um encontro de avaliação na comarca de Lages.

A intenção foi promover um alinhamento das ações desenvolvidas na Serra para fortalecimento das atividades. Em três anos, a iniciativa já encaminhou adolescentes em situação de acolhimento ao mercado de trabalho e, atualmente, oferece oportunidade de formação a mais de 20 jovens para que tenham essa mesma condição. A meta é buscar mais empresas que queiram ser parceiras na região.

 A juíza Ana Paula Amaro da Silveira, coordenadora do Departamento da Família, Infância e Juventude da Associação dos Magistrados Catarinenses, destaca que, além de atingir os objetivos propostos pelo programa, é preciso encontrar alternativas para ampliar as oportunidades de emprego aos jovens que encerram a participação e completam a maioridade.  "Nosso esforço deve ir além. Está na Constituição que todo cidadão tem direito ao trabalho. Temos que oferecer condições de profissionalização e perspectiva de emprego. Aos 18 anos, nosso jovem precisa viver de forma independente", pontua.

Um dos desafios propostos pelo grupo, formado por profissionais que atuam em Correia Pinto, Otacílio Costa, Campo Belo, Bom Retiro, Bocaina do Sul e Lages, é buscar parceiros nessas cidades ou próximo a elas. A ideia é se aproximar e sensibilizar o empresariado para a causa social do adolescente em serviço de acolhimento.

"Precisamos que mais empresas, além das situadas em Lages, abram vagas para aprendizagem e estejam dispostas a contratar jovens com 18 anos. Facilitaria muito para aqueles que participam do Novos Caminhos e estão nessas regiões", garante a assistente social da comarca de Lages Roselene Aparecida Lima. 

A interlocutora regional do programa, Marilza Branco, diz que é fundamental conhecer as ofertas de emprego para auxiliar os participantes a escolher cursos que estejam de acordo com suas aptidões. "Com o envolvimento da rede nesses municípios, saberemos que tipo de vaga existe, seja na indústria, comércio ou prestação de serviços, para orientar nossos jovens a partir daquilo que eles gostariam de fazer".

Iniciado em 2013, o principal foco do programa é proporcionar aos adolescentes em serviços de acolhimento a participação em atividades socioeducativas que favoreçam mudanças no seu comportamento e potencializem a aquisição de competências para inclusão no mundo do trabalho.

Ao ingressar no Novos Caminhos, os adolescentes são acompanhados individualmente e encaminhados a programas de escolarização, qualificação, profissionalização e atividades complementares. Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema Fiesc e Fecomércio SC, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), respeitando as necessidades, os interesses e o perfil individual de cada adolescente.

A iniciativa é resultado de parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio da Ceij, e a Fiesc, a AMC, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o MPSC, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação Esag (Fesag).  

Imagens: Taina Borges/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.