Voltar Programa Novos Caminhos homenageia adolescentes, empresas e equipes técnicas no TJSC

O Tribunal de Justiça realiza na próxima quinta-feira (13/12), às 18h, na sala de sessões Ministro Teori Zavascki, as homenagens para os destaques de 2018 do Programa Novos Caminhos. Treze adolescentes, 54 empresas e três equipes técnicas receberão as honrarias pelo desempenho e serviços prestados ao projeto, que visa capacitar e qualificar adolescentes a partir dos 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. O evento contará com a presença do presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, e da coordenadora da Ceij (Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude), desembargadora Rosane Portella Wolff, entre outras autoridades.

Em 2018, 303 adolescentes participaram do Programa Novos Caminhos em Santa Catarina. Lançado em 2013, o projeto já atendeu mais de 1,1 mil jovens e, somente neste ano, formou 265 adolescentes. "Por meio da reunião de esforços das diferentes instituições envolvidas, o objetivo do programa é a preparação de jovens, na maioria dos casos sem perspectiva de adoção, para que conquistem a autonomia na vida adulta. A iniciativa é uma forma de homenagear os esforços de adolescentes e as equipes técnicas que se destacaram, além de reconhecer o engajamento das empresas que ofereceram vagas de estágio, aprendizagem ou emprego efetivo", destaca a desembargadora Rosane.

Durante o ano, a Ceij realizou reuniões técnicas nas 16 regiões do Estado. Participam dos encontros os responsáveis e corresponsáveis (assistentes sociais, psicólogos e oficiais da infância e da juventude), magistrados das comarcas, membros da coordenadoria e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), além das demais entidades, com a finalidade de planejar e operacionalizar as ações. O programa oferece diversos cursos de educação profissional, além de projetos e atividades complementares qualificadoras para o mercado de trabalho. As equipes técnicas que serão homenageadas são das regiões Oeste, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Elas se destacaram na realização de reuniões e nos adolescentes inseridos nas capacitações e encaminhados ao mercado de trabalho, entre outros tópicos. Já os jovens foram escolhidos pela participação efetiva nas atividades, pela interação social com os professores, pela assiduidade nas visitas às empresas e pela postura condizente com as capacitações, entre outros requisitos. Na região do Vale do Itajaí, a adolescente Andriele Alves Soares, 16 anos, conseguiu um emprego após formação em um dos cursos oferecidos pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

"Eu tive uma nova chance. Consegui continuar no curso e ter uma oportunidade de trabalho", contou a jovem destaque durante a cerimônia de formatura. O projeto é uma parceria do TJ, através da Ceij, com a Fiesc, Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Fundação Esag.

Os adolescentes destaque:

Alto Vale do Itajaí - Diego Lorenço;

Centro-Norte - Patrick Merlin de Freitas;

Extremo Oeste - Gustavo dos Santos Ereno;

Foz do Rio Itajaí - Gabriel de Lima;

Norte-Nordeste - Daniel Mascaro de Jesus;

Oeste - Nathali Maria Sores Camargo;

Planalto Norte - Matheus Felipe dos Santos;

Serra Catarinense - Jamila Isabel de Souza Paula;

Sudeste - Anderson de Oliveira;

Sul - Talita Eleoterio Lopes;

Vale do Itajaí - Andriele Alves Soares;

Vale do Itapocu - Klenia Gastaldo Leczynski Gaedke;

Vale do Itajaí-Mirim - Erico Gabriel Leão de Farias.

 

As equipes técnicas destaque:

 

Oeste

 

TJ - Iolete de Jesus;

Fecomércio - Janyne Farias;

Fiesc - Cleufa Dessoi Bolis;

Acolhimento - Família Acolhedora (Carolina Fernandes Diniz).

 

Planalto Norte

 

TJ - Tiago Iraton da Silva;

Fecomércio - Fabiane Maria Grossi;

Fiesc - Ivana Weihermann;  

Acolhimento - Programa Famílias Infanto Acolhedoras de Campo Alegre (Márcia Regina Schadeck Friedrich).

 

Vale do Itajaí

 

TJ - Analu Cardoso Trevizan;

Fecomércio - Maria Aparecida Duarte Ciuffa;

Fiesc - Maria Aparecida Vaz;

Acolhimento - Lar das Meninas (Gabriela Medeiros Brasil).
 

 

Imagens: Divulgação/Programa Novos Caminhos
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.