Voltar Programa Novos Caminhos presta homenagens aos jovens e parceiros no Vale do Itajaí

Mais um passo rumo ao mercado de trabalho foi dado pelos adolescentes do Programa Novos Caminhos no Vale do Itajaí nesta quinta-feira (5/12), em Blumenau. Eles foram homenageados pela conclusão de cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares qualificadoras para o mercado de trabalho. Além dos adolescentes, empresas, instituições e a equipe técnica do Programa Novos Caminhos foram homenageadas na cerimônia ocorrida no Fórum Central da comarca de Blumenau. Além do diploma de reconhecimento pelo apoio, as empresas também receberão o selo "Empresa Cidadã".

"Tenho muito a agradecer ao Programa Novos Caminhos e a todos os colaboradores que sempre nos acompanham. O programa me deu a oportunidade de fazer vários cursos na área de Tecnologia, Moda, Segurança do Trabalho e Empreendedorismo. Me ajudou a ingressar no mercado de trabalho e consequentemente na sociedade, abrindo portas. Ter participado do curso me ajudou a expandir os meus olhares", citou uma das jovens durante a homenagem desta quinta-feira.

O projeto, que tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, proporciona formação profissional para que eles possam desenvolver suas potencialidades e entrar no mercado profissional.

Em seu discurso, a juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, diretora do foro da comarca de Blumenau, destacou a importância do programa, agradeceu a todos os envolvidos no dia a dia dos alunos e incentivou os adolescentes. "A vida encolhe ou se expande, na medida, na proporção da nossa coragem. Eu desejo que vocês tenham muita coragem na vida, para enfrentar o que for preciso, mas que acima de tudo, ao enfrentar as pedras e os desafios, que vocês queiram que a vida se expanda como ela tem que ser e não se encolha. Porque coragem, vocês sabem, não falta em vocês", disse a magistrada, ao citar uma frase da escritora francesa Anaïs Nin aos homenageados.

Antes da solenidade, os adolescentes participaram de uma roda de conversa com a psicóloga e coaching Juliana Schmidt, que também participou da homenagem. Na atividade elaborada pela profissional, eles puderam colocar no papel qualidades do presente, do passado e do futuro. Durante a dinâmica, eles se emocionaram ao refletir sobre suas experiências de vida e puderam celebrar a conclusão desta nova etapa. Ao passar, literalmente, pelo passado, presente e futuro representado em cartolinas, eles puderam reconhecer as próprias qualidades e planejar os próximos passos.

O evento contou ainda com a participação da juíza substituta Bruna Luíza Hoffmann, em atividade na Vara da Infância e Juventude da comarca de Blumenau; da juíza Ana Paula Amaro do Nascimento, diretora de Família, Infância e Juventude da Associação de Magistrados Catarinenses (AMC); da assistente social da comarca de Blumenau Eoni Conceicao Gesser; da promotora de justiça Patrícia Dagostin Tramontini, da área da Infância e Juventude de Blumenau; do juiz Josmael Rodrigo Camargo, da Vara Única da comarca de Ascurra; da coordenadora de Educação Profissional do Senai, Rochelle Rita Ronchi, representando o vice-presidente do Sistema Fiesc para o Vale do Itajaí; da coordenadora do Núcleo de Educação Básica da Faculdade Senac em Blumenau, Maria Aparecida Silva, representando a Fecomércio; e de um representante da Prefeitura de Blumenau.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag). 


Empresas homenageadas:

- Altenburg;

- Celesc;

- Cia Hering;

- Correios;

- Coteminas;

- Ecofibras (EuroFios);

- Gasprint;

-  Kiko e Kika Confecções;

- Latina Confecções;

- Mocam Supermercados;

- N8 Têxtil.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.