Voltar Programa Novos Caminhos presta homenagens para 35 adolescentes no Alto Vale do Itajaí

Jovens participantes do programa Novos Caminhos receberam na última sexta-feira (11/11), em Rio do Sul, o diploma de qualificação profissional com um sorriso no rosto, de olho na possibilidade de um futuro melhor. Na região do Alto Vale, 35 adolescentes inseridos em serviços de acolhimento concluíram sua participação nas atividades do programa. Além da entrega de certificados de cursos, ocorreram homenagens aos adolescentes de destaque, às equipes técnicas, empresas e voluntários parceiros.

Em seu momento de fala, o juiz Raphael Mendes Barbosa, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Rio do Sul, destacou a importância da parceria entre o Poder Judiciário catarinense e as demais entidades e ressaltou a profissionalização dos adolescentes em situação de acolhimento, que certamente não sairão das instituições como entraram, mas, sim, melhores.


 

“Hoje o que está acontecendo aqui, esse diploma - um pedaço de papel para alguns - representa muito. Representa o conhecimento adquirido por vocês, representa um crescimento muito grande na vida de vocês. Continuem se dedicando e acreditando no potencial de vocês. Sonhem, pois são os sonhos que nos movem. Eu um dia sonhei em estar aqui, eu achei não ser possível, mas há 12 anos o meu sonho se realizou, não foi fácil, assim como para vocês não foi”, compartilhou.

Durante a cerimônia, quatro empresas que abriram as portas aos adolescentes foram homenageadas com certificado de Empresa Cidadã. A lista de homenageados contou seis voluntários, que receberam o certificado de Amigo Cidadão. Esta é uma forma de agradecer, parabenizar e sensibilizar outras pessoas e empresas sobre o programa.

Além do magistrado da comarca de Rio do Sul, que representou o coordenador estadual da Infância e da Juventude em exercício, desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, e também do presidente da Associação de Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Marcelo Pizolati, a solenidade de encerramento teve a presença do gerente executivo da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) - regionais do Alto Vale do Itajaí e Serra Catarinense, Giovane Honorato de Carvalho, representando o vice-presidente da Fiesc para o Alto Vale, André Amin Odebrecht, e também o presidente da Fiesc; Leonardo Deivid Pierri, representando a diretora do Senac Rio do Sul e o presidente da Fecomércio; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul, Ricardo Pinheiro; e o presidente da subseção da OAB de Rio do Sul, Rui César Voltolini.

Sobre o programa Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), juntamente com a AMC e a Fiesc. Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB-SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Neste ano, três novas instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) - Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

Além de qualificar o adolescente para o mercado de trabalho, o programa  também objetiva despertar o interesse dos jovens pelo conhecimento e para a compreensão de que esse conhecimento é o meio para mudar a realidade e diminuir desigualdades sociais. Além disso, possibilita aos participantes a perspectiva de uma vaga no mercado de trabalho.

Imagens: Divulgação/Fiesc
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.