Voltar Novos Caminhos discute saúde e qualificação profissional com jovens do Alto Uruguai

O programa Novos Caminhos realizou diversas ações no Alto Uruguai catarinense ao longo deste mês, todas com o objetivo de promover a qualificação profissional dos adolescentes que estão em casas lares. No dia 5 de novembro, por exemplo, ocorreu a Oficina de Saúde Mental, oferecida aos adolescentes do acolhimento de Itá. A psicóloga voluntária Samira Ferreira de Lima abordou, de forma lúdica, o tema da saúde mental, como alimentar a mente, como cuidar de si e do outro, a importância de prestar atenção aos sinais que o corpo emite e o que podemos fazer. Atitudes que contribuem para qualidade de vida e mente saudável também foram repassadas.

Nessa mesma data ocorreu também a Oficina Travessias, conduzida pelo professor Alifer Pedro Salvador, que levou os adolescentes a refletir sobre projeto de vida, qualidades e oportunidades de melhoria - assuntos que levaram os jovens a reflexões voltadas a escolhas mais assertivas e ao despertar para a autonomia.

A programação avançou e, no último dia 12, iniciou o curso de Postura Profissional na regional do Alto Uruguai catarinense. Participaram adolescentes dos acolhimentos de Itá, Lindóia do Sul e Concórdia. O conteúdo é ministrado pela profissional Elaine Viancelli, com encerramento previsto para o próximo sábado (26/11). Naquela mesma data houve a Oficina de Saúde, com informações sobre infecções sexualmente transmissíveis, cuidados necessários, planejamento familiar e saúde auditiva. Dessa vez, Rosângela Gonçalves conduziu as atividades para disseminar muito conhecimento e técnicas.

Nove anos do programa

Transformar a realidade de crianças e adolescentes em situação de acolhimento para que conquistem uma vida digna e autônoma. Esse é o objetivo do programa Novos Caminhos, criado em 2013 e que, até este ano, atendeu 789 crianças e 4.017 adolescentes. Durante esse período, foram 11.919 matrículas em educação profissional e 911 jovens encaminhados ao mercado de trabalho, seja por meio da aprendizagem, do estágio ou do emprego efetivo.

Ao longo dos nove anos do programa, aderiram à iniciativa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), por meio do Serviço Social do Comércio (SESC). 

Imagens: Divulgação/PNC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.