Voltar Programa Novos Laços, do Judiciário de SC, empolga até os servidores mais céticos

O programa Novos Laços, do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), formou a primeira turma de 2023 com 27 novos servidores e servidoras. Para conhecer a estrutura da Justiça catarinense, as atividades desempenhadas e os seus direitos e deveres, os recém-chegados realizaram encontros diários durante uma semana.

Com o auxílio de madrinhas e de padrinhos, os novos colaboradores realizam visitas virtuais em várias diretorias e setores do PJSC. Isso porque o programa Novos Laços tem a finalidade de auxiliar na ambientação e na adaptação às atividades que serão desempenhadas. Desta vez, foram chamados 12 técnicos judiciários auxiliares, 10 analistas jurídicos, quatro oficiais de justiça e uma psicóloga.

Desde a implantação pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), a iniciativa surpreende até os mais céticos. “Eu sou um tipo de pessoa que raramente se empolga com algo e, antes do programa, tratava o ingresso no TJSC como algo normal. Todavia, com o início do programa Novos Laços tudo mudou. Senti uma empolgação imensa em fazer parte do TJSC e dar logo início aos trabalhos, empolgação e adrenalina estas que provavelmente não aconteceriam se não existisse o programa”, revelou André Luiz Silva de Souza, o novo técnico judiciário auxiliar de Navegantes.

Mais do que contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada recém-chegado, o programa tem a intenção de passar todas as orientações necessárias para que todos os colaboradores se sintam parte da instituição. Por conta disso, a iniciativa é dividida em três segmentos: acolhimento; ambientação; e sistemas administrativos e judiciais.

“O programa Novos Laços é uma bela iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina para acolher o servidor nesse primeiro momento de ingresso no quadro da instituição. O programa confere uma maior segurança ao servidor para iniciar suas atividades, sem contar a sensação de pertencimento logo de início proporcionada por todos os envolvidos, sendo, sem dúvidas, um diferencial do TJSC”, afirmou Cassiane Pinto, analista jurídica de Maravilha.

Por fim, a atividade é uma ótima oportunidade para adquirir e ampliar conhecimentos, conhecer os novos colegas e compartilhar experiências. “Na minha opinião, o programa Novos Laços tem sido fundamental para promover o sentimento de pertencimento desde o primeiro dia do servidor no Poder Judiciário. Isto, na minha visão, ao resultar em maior comprometimento e senso de responsabilidade, certamente trará resultados imediatos e também a longo prazo para a instituição. Eu já era servidora do PJSC e achei incrível a mudança ocorrida no modo como são recebidos os novos servidores com a implementação do programa”, anotou a analista jurídica Heloísa Mondardo Cardoso, da Diretoria de Suporte à Jurisdição de Primeiro Grau (DSJPG).

Além dos nominados acima e dos citados com comentários abaixo, participaram desta edição do Novos Laços os seguintes oficiais de justiça: Yara Raschke Longuinho (Urussanga); Vinícius Jonas Moro (Joaçaba); e Marcelo Silva Otero (Palhoça). Os técnicos judiciários: Victor Marafon (Capital – Fórum Eduardo Luz); Marcos Felipe dos Santos Urbano (Araquari); Jorge Fernando Flores de Oliveira (Seara); e Anthony Yohanson Costa Sampaio (Ibirama). Os analistas jurídicos: Lucas André Terhorst Fontes (Curitibanos); Nathana Crispim da Silva (Itajaí); e Carolina Alles de Bossardi (Capital – Fórum Eduardo Luz); e a psicóloga Andressa Bahr (Joinville - Fórum Central).

 Mais comentários

O programa Novos Laços proporciona ao recém-chegado ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina um sentimento de pertencimento. O programa, além das boas vindas, nos dá uma real noção de integração, nos faz perceber a importância do trabalho do TJSC e nos situa que agora somos parte desta equipe e que a prestação jurisdicional e o retorno à sociedade também é nossa responsabilidade. Novos Laços é uma excelente experiência. Parabéns e muito obrigado aos servidores e ao Tribunal pela iniciativa.

Alexandre Nunes Bezerra do Nascimento, analista jurídico, Capital – Fórum Eduardo Luz

 

Programa excelente, composto por uma equipe acolhedora e qualificada, que contribui para uma melhor ambientação e compreensão da infraestrutura, missão, valores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, assim como dos direitos e deveres dos servidores.

Alysson Felipe Jesus de Lara, técnico judiciário auxiliar, Joinville – Fórum Central

 

Parabenizo o Poder Judiciário de Santa Catarina por essa iniciativa de implementar um programa de acolhimento aos novos servidores, e a todos os colegas que integraram a equipe do programa novos laços pelo carinho, esforço e dedicação nesse momento tão importante para quem está ingressando no quadro de servidores. Nos trouxe segurança, confiança e sentimento de pertencimento para o início de nossa caminhada.

Everton Laurides Lima, oficial de justiça e avaliador, Santa Cecília

 

Participar do programa Novos Laços foi uma experiência incrível! Você se sente acolhido já nos primeiros contatos, quando somos apadrinhados por um servidor do Tribunal que nos oferece suporte a todo momento. O programa propriamente dito me proporcionou o que nenhuma empresa privada ou órgão público que trabalhei proporcionou. Nele, além de nos mostrar os direitos e deveres dos servidores, nos dá um panorama geral da Instituição, de seus sistemas e dos setores responsáveis por diversos assuntos referentes a nosso trabalho. Só tenho que agradecer toda a dedicação para que esse programa exista e parabenizando todos os envolvidos que demonstraram a todo momento o amor naquilo que estão oferecendo. Obrigada!

Jaqueline Lima Garcia, técnica judiciária auxiliar, Itapoá

 

O programa Novos Laços foi muito importante para iniciar a minha jornada como servidor do TJSC. Além de conhecer os diversos setores do Judiciário Catarinense, ainda tivermos a oportunidade de nos integrar a equipes diferentes. Só tenho a agradecer e parabenizar a equipe que se dedica a receber os novos servidores.

João Luiz Teixeira da Silva, analista jurídico, Capital – Fórum Central

 

O Tribunal de Justiça, por meio do programa Novos Laços, proporcionou uma recepção calorosa e autêntica ao servidor, de modo a inseri-lo na nova realidade e de informá-lo acerca de seus direitos e deveres. Os profissionais responsáveis pela condução do programa desempenharam suas funções de forma excelente, com profissionalismo, controle do conceito de gestão de pessoas, sem descuidar do lado humano e acolhedor, necessário neste início de jornada. Agradeço, enquanto servidor recém empossado, pela dedicação e competência demonstrados por toda a equipe da Novos Laços, que criou uma atmosfera saudável para o início da atuação. Sem dúvidas, o programa cumpre seu objetivo e gera ativos dentre os servidores, de modo a acarretar uma melhor prestação do serviço público. Sou muito grato por ter participado do programa Novos Laços, o qual ressaltou a noção de pertencimento ao quadro do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Marco Antônio Vargas Sandi, analista jurídico, Capital – Fórum Central

 

O programa Novos Laços com certeza é um importante instrumento para garantir mais segurança aos ingressantes nos quadros do Poder Judiciário de Santa Catarina, sem essa semana de integração e aprendizado certamente os novos servidores estariam acometidos de muitos receios antes de começar sua nova função. Nesse sentido, essa iniciativa demonstra uma grande sensibilidade da gestão do Poder Judiciário, permitindo que os novos servidores tenham um acesso primordial à diversas informações, o que, sem dúvidas, irá refletir na qualidade do serviço prestado ao público.

Maurício Leonir Sonda, técnico judiciário auxiliar, Herval do Oeste

 

Sou servidor do TJSC há cinco anos e tive a oportunidade de participar do Novos Laços agora, ao ser nomeado para outro cargo efetivo. Como o programa é enriquecedor! Dentre outros assuntos, ele dá uma noção geral dos sistemas utilizados, da estrutura do tribunal e dos direitos e deveres dos servidores, o que, sem dúvida, facilita a adaptação de quem está chegando (e mesmo de quem está trocando de cargo). Mas o principal, a meu ver, é a maneira como os servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas e de todos os outros setores acolhem e se colocam à disposição dos novos servidores para nos auxiliar, tanto agora, no ingresso, quanto ao longo da carreira. Isso faz com que nos sintamos parte da instituição. O programa Novos Laços reflete o que eu já vinha percebendo como servidor nos últimos anos: uma crescente preocupação da administração com os valores humanos que compõem o tribunal.

Otávio Speck Pereira, analista jurídico, Capital – Fórum do Norte da Ilha

 

É um programa excepcional que permite ao servidor, logo no seu contato inicial, sentir-se parte de uma engrenagem e ao mesmo tempo perceber a forma ímpar como o PJSC valoriza e preza pelo bem-estar de seus servidores.

Roberto Mário Salvino Alves, técnico judiciário auxiliar, Rio do Sul

 

Prezados, é com imensa gratidão que venho compartilhar que o Programa Novos Laços representou a demonstração prática da visão institucional do TJSC, posto que, desde a nomeação, pude observar o quão confiável, funcional e inovador são os objetivos da organização, bem como a sua preocupação com o binômio ‘servidor x prestação jurisdicional’ eficiente e efetiva. Agradeço aos exímios servidores envolvidos no programa, pois a didática, o tratamento empático e célere, proporcionou a nós, novos servidores, a sensação de pertencimento e a vontade, ainda maior, de bem servir ao jurisdicionado. Nesse sentido, peço vênia para resumir o programa Novos Laços da seguinte forma: ‘dedicação de todo o corpo funcional, clareza das informações, e preocupação com os detalhes’.  Por fim, registro o meu agradecimento especial a minha madrinha Juliana Schlickmann Barcelos, por toda a paciência, dedicação e atenção a mim dispensadas durante esta semana. Sem dúvidas, Somos Todos PJSC!

Rosimeyre Fernandes Souza, técnica judiciária auxiliar, Capital – Fórum Eduardo Luz

 

Para além do acolhimento e da ambientação, o programa Novos Laços me deu uma sensação de segurança. Segurança para iniciar meu trabalho e a segurança de que há uma preocupação institucional com os servidores e sua qualidade de vida funcional. O programa foi uma experiência única e extremamente importante, para meu início no Poder Judiciário. Acredito que projetos como este devem ser cada vez mais estimulados e implementados nos diferentes órgãos, tanto no setor público, como no privado.

Tainam Marinho Pessoto, técnico judiciário auxiliar, Capital – DSJPG

 

Eu me senti muito acolhida pelo programa Novos Laços, ele traz orientações, explicações que transmitem um maior sentimento de segurança e ambientação para o servidor que vai começar a trabalhar no Poder Judiciário de Santa Catarina. Agradeço ao padrinho do programa e a todos que o conduziram com tanto afinco e disponibilidade.

Talita Regina de Souza Costa, técnica judiciária auxiliar, Rio do Sul

 

É uma grande satisfação ingressar, com servidor efetivo, no Poder Judiciário de Santa Catarina. Participar do programa Novos Laços foi ótimo para nossa ambientação funcional e integração com os colegas da turma de posse. Poder conhecer a estrutura da instituição que estamos iniciando é importante pois facilita nossa localização nesse momento de novidade. Além disso, o programa é excelente quanto a apresentação de nossos direitos e deveres junto ao TJSC.

Walace Loham de Mattos Alves, analista jurídico, Capital – DSJPG

Imagens: Divulgação/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.