Voltar Programa Novos Laços é essencial para o aprendizado dos novos servidores do PJSC

O programa Novos Laços, do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), recepcionou mais 15 servidores recém-chegados na semana de 29 de agosto a 2 de setembro. A iniciativa, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), é avaliada como essencial no acolhimento, segundo os recém-empossados, que aprendem sobre suas novas atividades e seus direitos de uma forma agradável.

Cada novo colaborador tem a companhia de um "padrinho" ou "madrinha", que auxiliam na ambientação. Isso facilita o processo até para os mais tímidos, que são acompanhados durante todo o programa. Nomeada para o cargo de técnico judiciário auxiliar do Fórum Central da comarca de Joinville, a servidora Letícia Neto Godoy destacou o receio de fazer algo de errado e de não poder assumir a nova função em razão do nervosismo.

“Acredito que todos se sintam assim, pois é um momento de grande importância na nossa vida. Dessa forma, o programa Novos Laços me ajudou muito desde o primeiro instante, tive contato com alguns servidores que, com muita boa vontade e simpatia, me acolheram e me auxiliaram nesse processo. Durante a primeira semana após a posse recebi informações muito valiosas que eu provavelmente teria dificuldade em adquirir se não fosse pelo programa, mas mais importante que as informações foi o acolhimento que recebi, ao longo da semana fui me sentindo mais segura, tranquila, pronta para começar minha jornada”, anotou Letícia Godoy.

Durante uma semana, os recém-chegados têm o acompanhamento por videoconferência durante o horário de expediente. Depois de receber as boas-vindas do presidente do PJSC, desembargador João Henrique Blasi, os servidores são acolhidos, ambientados e recebem todas as informações sobre os sistemas administrativos e judiciais.

“A criação do programa merece todo o reconhecimento possível. Acolhe os novos servidores, bem como apresenta um apanhado de informações que auxiliam até mesmo quem já integrava o quadro do Poder Judiciário catarinense. Aprendi muito nessa semana de curso e, com toda certeza, o programa Novos Laços é uma iniciativa que deve ser difundida nos demais órgãos do território nacional. O TJSC está de parabéns, e os servidores que fazem parte do programa merecem todo o reconhecimento possível, pois não mediram esforços para sanar todas as dúvidas e para que todos tivessem uma semana agradável e cheia de conteúdo”, disse Ana Julia Cecconello Folle, a nova oficial de justiça e avaliadora da comarca de São Joaquim.

Além dos citados acima e dos nominados com depoimentos abaixo, também participaram desta edição do programa os nomeados para o cargo de técnico judiciário auxiliar Ana Maria Fernandes (Navegantes) e Igor Martins Aguiar (Rio Negrinho), além das oficiais de justiça e avaliadoras Morgana Leite Borchers Salvatierra (Correia Pinto) e Nicole Caroline dos Santos (Palhoça).

Mais depoimentos

Só tenho a agradecer ao programa Novos Laços, através dele me senti muito bem acolhida no Poder Judiciário, com profissionais que não dispensaram esforços para sanar todas as dúvidas, preocupações e nos recepcionar de forma afável. Participar deste programa significou o início de uma nova trajetória, repleta de ótimas expectativas.

Ana Flávia Schitt, assistente social, Itaiópolis

Participar do Novos Laços foi uma honra e uma grande oportunidade de aprendizado. Os conteúdos abordados no programa são extremamente relevantes e essenciais para o ingresso adequado no serviço público. O time de servidores que apresenta os conteúdos também é excepcional: todos muito competentes e amistosos. Mesmo sendo servidor do TJSC há muitos anos, ocupante de um cargo diferente do assumido recentemente, confesso que me surpreendi positivamente com o quanto aprendi ao longo de uma semana. O Tribunal está de parabéns pela iniciativa. Tenho certeza de que, com o Novos Laços, o ingresso no Judiciário catarinense será muito melhor para mim e para todos os colegas recém-empossados.

Felipe Kenishi Takada, técnico judiciário auxiliar, Brusque

O programa Novos Laços representou um verdadeiro acolhimento dos novos servidores do TJSC. Ajudou a deixar a inserção mais serena e nos deu mais coragem para começar. Conseguimos no programa ter uma ideia global do TJSC.

Franciele Geremias Brites Marcon, analista jurídica, Palhoça

Participar do Novos Laços me proporcionou um forte sentimento de acolhimento e segurança para iniciar as atividades no PJSC.

Guilherme Carvalho Passos, técnico judiciário auxiliar, Joinville – Fórum Central

Foi um prazer enorme participar do Novos Laços. Tenho certeza que será um diferencial para o meu início como servidor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Que agradecer principalmente os servidores da Diretoria de Gestão de Pessoas e minha madrinha, Kelly Rose, pelo carinho e atenção durante esse período tão importante.

Gustavo Ribeiro Alves, técnico judiciário auxiliar, Capital – Fórum Central

Todos os módulos do programa foram de suma importância para este início da minha vida funcional. Quem teve experiências em outros poderes e, infelizmente, não teve oportunidade de ter uma acolhida e introdução adequada à instituição/órgão, comprovaria a importância do programa Novos Laços. O contato com meu padrinho servidor, anteriormente a semana de adaptação, tornou minha chegada mais serena, menos ansiosa; a integração com os colegas, nesta semana, possibilitou compartilhar as mesmas ansiedades e alegrias; a apresentação das principais diretorias, ainda, colaborou para compreender a complexa organização que é o PJSC, mas que ali poderemos encontrar (outros tantos colegas) servidores disponíveis para necessidades futuras. Sinto-me acolhida, mais confiante e certa da escolha que fiz em me tornar servidora do PJSC e colaborar com a sociedade que recorre ao Poder Judiciário. Sou semente lançada, sou PJSC, sou servidora pública a serviço da população. Aqui estou!

Linamar Amaro de Souza, assistente social, Joinville – Fórum Central

Participar do programa Novos Laços foi um início maravilhoso de um caminho que sonhei muito em percorrer. A sensação é de estar sendo muito bem recebida no meu novo local de trabalho. Pude compreender melhor o funcionamento do Tribunal de Justiça e receber as respostas para as dúvidas que tinha. Sou muito grata pela semana de imersão, e meu desejo é que o programa seja ampliado para os demais tribunais desse país.

Luiza Rovaris Cechinel, técnica judiciária auxiliar, Tijucas

“Ótima iniciativa. O programa foi muito esclarecedor e os palestrantes foram ótimos, muito acolhedores e didáticos.

Nahiara Bonatto, técnica judiciária auxiliar, Tijucas

Um programa que faz a diferença. Senti-me muito bem acolhida e ambientada; isso contribui para diminuir a sensação de insegurança que é natural em todo início. Parabéns a todos os que contribuíram para o nosso bem-estar.

Pollyana Soares de Carvalho, técnica judiciária auxiliar, Brusque

Imagens: Divulgação/Assessoria de Artes Visuais-NCI
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.