Voltar Programa Teletrabalho do Poder Judiciário de Santa Catarina será expandido em 2020

O Programa de Teletrabalho no Poder Judiciário de Santa Catarina será expandido a partir de 2020. A decisão partiu do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Roesler, após reunião na manhã desta sexta-feira (7/2) com integrantes do Comitê Gestor de Teletrabalho. Dentre as novidades a serem implementadas, destaque para a abertura do programa para servidores no exterior, instituição em médio prazo do teletrabalho em regime parcial e o fim da limitação em até 30% dos postos para cada unidade beneficiada.

"Estamos no caminho certo, agora vamos promover as adequações necessárias para aperfeiçoá-lo cada vez mais", afirmou o presidente do TJ. Seu entusiasmo com a modalidade está calcado principalmente nas estatísticas que lhe foram apresentadas pelo comitê gestor. Nos dois últimos anos, por exemplo, o programa alcançou as metas traçadas nos três pilares que lhe dão sustentação: incremento de produtividade, aumento da qualidade de trabalho e melhoria na qualidade de vida do servidor. O nível de satisfação dos envolvidos, aliás, atingiu 96%.

Segundo o comitê gestor, atuam como teletrabalhadores 402 servidores - 313 mulheres e 89 homens. Destes, 277 têm lotação nas comarcas contra 125 na sede do Tribunal de Justiça. No total, 47 residem em outros estados - o mais distante trabalha no Tocantins. Enquanto o programa cobra produtividade 20% acima daquela apresentada pelos colegas que executam as mesmas tarefas presencialmente, a produção média dos teletrabalhadores em 2019 atingiu 47% de incremento. Isso representou, no período, um acréscimo virtual do que seria obtido com 189 outros servidores.

O presidente considerou esse índice bastante significativo, exemplo claro da existência de servidores valorosos, que precisam ser incentivados. Para além disso, o desembargador Roesler também apontou a necessidade de investimentos na capacitação dos gestores e chefes imediatos dos trabalhadores da modalidade para alcançar a harmonia no programa, implantado experimentalmente no Judiciário catarinense em 2014. As alterações a serem implantadas decorrem também da adaptação do TJ à recém-editada Resolução n. 298/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Comitê Gestor de Teletrabalho é integrado pelos juízes Carolina Ranzolin Nerbass e Sílvio José Franco; diretor-geral administrativo e diretores de Gestão de Pessoas (DGP), Tecnologia da Informação (DTI) e Saúde (DS); um servidor lotado no setor responsável pelo Programa de Teletrabalho; e um representante do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina. Um relatório circunstanciado sobre o teletrabalho no Judiciário nos últimos dois anos (2018-2019) será enviado em breve ao CNJ.

Assista o vídeo com as histórias dos servidores do Poder Judiciário catarinense que atuam como teletrabalhadores e saiba mais sobre o funcionamento do programa. 

Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.