Voltar Projeto de Mapeamento de Competências no TJSC está próximo de atingir a meta do CNJ

Servidores enaltecem a iniciativa

O Tribunal de Justiça já mapeou mais de 50% das competências da força de trabalho da Justiça de 1º grau, a partir de projeto em desenvolvimento pela Diretoria de Recursos Humanos e Academia Judicial, em percentual bastante significativo diante da meta de 60% estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça até o final deste ano, e cuja finalidade é subsidiar a implantação da "Gestão de Pessoas por Competência" nos órgãos do Poder Judiciário nacional.

As duas últimas etapas desenvolvidas, ainda no mês de setembro, envolveram a identificação das competências necessárias para exercer funções dentro dos cartórios criminais e a de técnico de suporte de informática (TSI). "A reunião para o mapeamento de competência da função está sendo de grande relevância, pois, além de tornar visível o conjunto de saberes dos colaboradores, contribuirá para o desenvolvimento e futuro planejamento global da instituição no tocante aos objetivos, metas e atribuições", opinou o servidor Sigfried Schaff, TSI lotado na comarca de Blumenau.

Seu colega Khristhiann Kuerten, chefe do Cartório Criminal da comarca de Tubarão, participou do mapeamento de competências em sua área de atuação e elogiou bastante a dinâmica dos trabalhos, desenvolvida por servidores do setor de Recursos Humanos do TJ. "Por ter sido desenvolvido por servidores de cartórios criminais do Estado, nos sentimos valorizados e, de certa forma, tivemos reconhecidos os esforços empreendidos em nossas respectivas comarcas", comentou.

O servidor Itamar Vogel, chefe do Cartório Criminal da comarca de Indaial, também se manifestou de forma favorável ao projeto. "Este trabalho trouxe às claras as atividades que devem e/ou deveriam ser executadas nas unidades criminais, de execuções penais e juizados especiais", pontuou. As próximas reuniões ocorrerão nos dias 3 e 4 de novembro, oportunidade em que serão mapeadas as competências das funções exercidas nos cartórios cíveis.

Com a conclusão de mais esta etapa, o projeto alcançará a meta estipulada pelo CNJ. "Cabe salientar que o mapeamento de competências é a primeira etapa para a implantação da Gestão de Pessoas por Competências, que visa identificar, desenvolver e mobilizar as competências necessárias para o alcance dos objetivos da instituição", finalizou o analista administrativo Marcelo Dias e Silva, gerente do Projeto de Mapeamento de Competências da Justiça de 1º Grau.

Imagens: Divuilgação/DRH
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.