Voltar Projeto do TJ de combate à violência sexual infantil na internet forma multiplicadores

Para aprimorar o combate à violência sexual infanto-juvenil na internet, a união de esforços do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), da Polícia Civil e da Secretaria de Estado da Educação resultou na formação de mais 22 policiais, de todas as regiões do Estado, que serão multiplicadores no projeto "Conhecer para se Proteger".

A iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) e do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Poder Judiciário catarinense tem por objetivo orientar professores, pais e estudantes com informações indispensáveis à segurança digital. Agora, o Estado conta com mais de 40 multiplicadores entre agentes, psicólogos e delegados da Polícia Civil.

A coordenadora da Ceij, desembargadora Rosane Portella Wolff, explicou que o projeto foi estruturado com o apoio do laboratório de informática do Ministério da Justiça. "A gente tem percebido o grande número de crimes cibernéticos que acabam prejudicando crianças e adolescentes pela própria exposição na internet. Isso tem gerado diversas situações e, principalmente, o favorecimento à violência sexual infantil por meio da pornografia no submundo da internet", alertou a desembargadora.

Ministrado pelo agente Ivan de Souza Castilho, lotado no NIS/TJSC, pelo delegado Luiz Felipe Rosado, da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, e pela psicóloga Aline Batista, da DPCAMI de Brusque, o curso teve duração de três dias e foi realizado na Academia da Polícia Civil, em Florianópolis. Os recém-formados já começam a trabalhar no início do próximo ano letivo, primeiramente com professores e pais. No segundo momento, os adolescentes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, das escolas da rede municipal e estadual, também serão orientados.

A formação teve como foco a implementação de ações de educação e prevenção à exploração sexual infantil. "O diferencial nesta equipe recém-formada é que todos estão empolgados em aplicar o conhecimento o mais rápido possível. Todos demonstraram muita vontade de atuar nesta área", destacou o agente do NIS/TJSC.

Os multiplicadores formados agora são dos seguintes municípios: São José, Florianópolis, Campos Novos, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Tubarão, Rio do Sul, Palhoça, Ituporanga, Descanso, Mondaí, Brusque e Xanxerê.

Imagens: Divulgação/NIS
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.