Voltar Projeto IPE chega às comarcas de Brusque, São João Batista, Tijucas e Porto Belo

Em Itajaí, destaque para a biometria do apenado

A equipe do Conselho Gestor de Tecnologia da Informação (CGInfo), capitaneada por seu presidente, desembargador Jorge Schaefer Martins, e pelo juiz de direito de 2º grau Dinart Francisco Machado, realizou na manhã da última sexta-feira (13) uma apresentação do Projeto IPE (SAJ5 - processo digital) na comarca de Brusque. A reunião, nas dependências do Salão do Júri, contou com a presença de juízes, chefes de cartório e assessores da comarca local e de São João Batista, Tijucas e Porto Belo.

O desembargador Jorge fez uma explanação sobre o histórico do SAJ em Santa Catarina, suas conquistas e consolidação, além de esclarecer aspectos importantes sobre a migração dos sistemas e o processo digital, que será implantado de forma gradual em todas as unidades jurisdicionais de Santa Catarina.

A comitiva do Conselho era composta, ainda, pelos servidores Ricardo Rosa Figueira, diretor de Tecnologia da Informação, Giovanni Moresco, assessor do CGInfo, e Lúcio Franzen, chefe da Seção de Implantação de Sistemas Judiciais. Durante o encontro, Jorge Schaefer Martins fez questão de enfatizar que será atendido o pedido encaminhado pelo juiz Rodrigo Coelho, da comarca de Tijucas, para digitalização dos processos de sua unidade, que tem competência para  execução penal.

A comitiva esteve também na comarca de Itajaí. Na oportunidade, aconteceu uma reunião com os juízes locais, que tiveram uma breve exposição sobre o SAJ5 e aspectos da informática do TJSC. O CGInfo realizará uma apresentação detalhada do SAJ5 e do processo digital em data próxima à virada de chave do ciclo 14 (Itajaí, Navegantes, Itapema e Balneário Piçarras).

O foco da ida a Itajaí, segundo o juiz Dinart, foi conhecer o sistema de identificação por biometria dos apenados que têm de se apresentar periodicamente na unidade competente para execução penal de Itajaí. O grupo ficou surpreso com a agilidade com que os apenados chegam ao cartório, colocam o polegar e retiram imediatamente o comprovante de comparecimento. "Não há praticamente necessidade de intervenção de qualquer servidor", explica o juiz Pedro Walicoski Carvalho, titular da Vara e responsável pelo trabalho nas unidades prisionais de Itajaí. Membros da equipe da Coordenadoria de Execução Penal e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Cepevid também acompanharam a visita.

O desembargador Jorge ficou satisfeito com a exposição e os resultados, e determinou à equipe do CGInfo que elabore estudos no sentido de expandir o projeto para outras comarcas do Estado com competência para execução penal.

Imagens: Divulgação/CGInfo
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.