Voltar Projeto leva cultura da paz para jovens estudantes de escolas públicas de Blumenau

Em roda, estudantes de uma escola pública de Blumenau foram convidados a fechar os olhos, observar a própria respiração e aprender sobre comunicação não-violenta, conciliação e mediação. Neste cenário, os alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Adelaide Starke, em Itoupava Central, tiveram uma manhã incomum neste mês na comarca.

A juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível de Blumenau e coordenadora adjunta do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), e o conciliador Henrique Ferrari foram os responsáveis pela visita desenvolvida pelo projeto ¿Sou da Paz¿, em atenção ao convite da própria escola.

Os alunos foram instigados a responder em um papel à pergunta: ¿Como eu posso contribuir para que esta seja a escola dos meus sonhos?¿ Os bilhetinhos agora fazem parte de um mural montado na escola, onde todos podem visualizar, lembrar e refletir. A ação leva a cultura da paz para as escolas de Blumenau e esta é a segunda experiência feita pela equipe do Cejusc.

A primeira visita ocorreu no mês passado no Colégio Shalom, no bairro Garcia, com crianças de nove e 10 anos. Após o encontro, os alunos produziram desenhos sobre a pacificação de conflitos e como aplicá-la no dia a dia. A atividade ficou em exposição em uma das salas do Cejusc de Blumenau, no Fórum Universitário.

As escolas interessadas podem solicitar a presença da equipe do Cejusc em suas unidades escolares. A intenção é que as visitas - com duração de uma hora - sejam agendadas uma vez por mês e atendam aos alunos do ensino fundamental e ensino médio. O contato pode ser feito pelo e-mail blumenau.cejusc@tjsc.jus.br ou pelo telefone (47) 3321-7248. O Cejusc Blumenau também está presente nas redes sociais: no Instagram em @cejuscblumenau.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.