Voltar Projeto mapeia 100% das competências das funções na Justiça de 1º grau

Metodologia já é referência para outros Estados

A Diretoria de Recursos Humanos realizou no final do mês de julho e de agosto as reuniões de mapeamento de competências das funções da secretaria das turmas de recursos (27 e 28/7) e dos psicólogos judiciais (24 e 25/8). Com essa ação, o projeto Mapeamento de Competências da Justiça de 1º Grau, gerenciado pelo servidor Marcelo Dias e Silva e iniciado em agosto de 2014, alcança seu objetivo de mapear 100% das competências das funções exercidas na primeira instância.

Além da função de psicólogo judicial, foram descritos os cargos de secretário de foro, oficial de justiça, assistente social, oficial da infância e juventude, cargos de cartórios criminais e cíveis, de técnico de suporte em informática, assessor de gabinete, distribuidor, contador, coordenador da central de mandados e secretário de turma de recursos. A metodologia utilizada foi desenvolvida pelos servidores do Tribunal de
Justiça de Santa Catarina e é referência para outros Estados.

Durante o processo de mapeamento da função de psicólogo judicial, a equipe recebeu a visita de duas servidoras do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, Maria de Fátima Bellé e Elisabete Kadoi, que vieram conhecer a metodologia de mapeamento e sua aplicação. As servidoras saíram extremamente satisfeitas e confiantes na possibilidade de aplicação no Tribunal mato-grossense. "A gente conseguiu identificar o controle do tempo, o domínio do conteúdo pelos mapeadores e a teoria aliada à prática. Saio muito satisfeita, foram dois dias valiosos e parabenizo a equipe pelo excelente trabalho", disse Maria de Fátima.

As próximas etapas do projeto serão apresentar os resultados à administração do Judiciário catarinense e iniciar o mapeamento das funções exercidas na Justiça de 2º grau e nas unidades administrativas do Tribunal de Justiça. O projeto teve início com a finalidade de atender à meta específica do Conselho Nacional de Justiça de "mapear, pelo menos, 60% das competências do 1º Grau, até 31 de dezembro de 2014, para subsidiar a implantação da Gestão por Competências". No final de 2014, já haviam sido mapeadas 90,21% das competências (meta atingida).

O Mapeamento de Competências é a primeira e fundamental etapa do processo de implantação da Gestão de Pessoas por Competências, modelo de gestão de pessoas baseado no desenvolvimento e no reconhecimento dos servidores. 

Imagens: Divulgação / Diretoria de Recursos Humanos
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.