Voltar Projetos que protegem mulheres na comarca de Tubarão são alvo de estudo acadêmico

Dois projetos desenvolvidos na comarca de Tubarão, no sul do Estado, com o objetivo do fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, foram tema do trabalho de conclusão de curso (TCC) da acadêmica Olívia Maria Bittencourt Leandro, que atuou como estagiária no Juizado Especial Criminal (Jecrim) daquela cidade. O trabalho, aliás, teve o juiz Maurício Fabiano Mortari, titular do Jecrim, como orientador. 

Intitulado "Efetividade dos instrumentos adotados pela Comarca de Tubarão no fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: um estudo do Grupo Reflexivo de Gênero e da Rede Catarina de Proteção à Mulher", o trabalho realizou pesquisa de campo para abordar o Grupo Reflexivo de Gênero, desenvolvido pelo Ministério Público local; e a Rede Catarina de Proteção à Mulher, sob responsabilidade da Polícia Militar.

Ambos demonstraram, segundo conclusão de Olívia, alto grau de efetividade. No primeiro caso, o índice de reincidência entre frequentadores do Grupo Reflexivo de Gênero, integrado por réus com medidas protetivas, foi zero no período analisado. Já a Rede Catarina obteve avaliação totalmente positiva após entrevistas realizadas pela formanda com 22 vítimas que dela necessitaram. O trabalho de Olívia Maria foi aprovado com nota máxima e indicação para publicação pela banca, integrada ainda pelos professores Paulo da Silva Filho, que também é magistrado na comarca de Tubarão, e Moises Schmitz.

Imagens: Divulgação/Arquivo Pessoal
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.