Voltar Psicóloga fala ao JL sobre técnicas para uma comunicação não violenta e sustentável
O Justiça Legal - JL desta semana apresenta uma entrevista com a psicóloga clínica Fernanda Gaundenz Miller, que trata da importância da comunicação não violenta e sustentável nas relações sociais. Ela caracteriza esse tipo de comunicação e os fatores que tendem a levar até ela, ao mesmo tempo em que estabelece as técnicas essenciais para uma comunicação sustentável. Neste contexto, a psicóloga - que ministrou curso aos colaboradores do Judiciário recentemente - destaca a importância da empatia e da percepção dos próprios pensamentos e sentimentos no processo comunicacional.
 
Na capital, o JL acompanhou o Fórum Estadual dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, evento que destacou e reforçou a importância da mediação e da conciliação na resolução dos litígios judiciais. Outra matéria do programa trata da recém-promulgada Lei n. 13.717/2018, que transformou o assédio sexual no transporte público de contravenção penal em ato passível de prisão em flagrante. Uma semana após a lei começar a valer, o Judiciário catarinense já decretou a prisão preventiva de um acusado de cometer o crime, com base na nova legislação. O JL foi conversar com pessoas que já passaram por essa situação e saber como as empresas de ônibus na capital catarinense têm lidado com esses casos.
 
Por fim, no quadro Isto é Legal, o JL foi conhecer o Movimento Traços Urbanos, coletivo de arquitetos, jornalistas, engenheiros e designers, entre outros profissionais, engajados em realizar intervenções arquitetônicas e artísticas em espaços públicos de Florianópolis. Com ações de curto prazo e resultados imediatos, elas contribuem de forma voluntária na revitalização de diversas regiões da capital, com o objetivo de que as pessoas reconquistem os espaços públicos.
 
O Justiça Legal é apresentado aos sábados, às 19 horas, na TV Justiça. Integra também a grade da TV Floripa e da TV Câmara de Blumenau. Na TV Floripa (canal 4 da Net), vai ao ar todas as sextas-feiras às 18 horas, e na TV Câmara de Blumenau (canal 14 da Net) às 23h10min. Nesta última emissora, a edição é reprisada na segunda-feira às 23h55min, na quarta-feira às 11h30min e na quinta-feira às 12 horas e às 13h15min. O Justiça Legal também pode ser visto no canal do TJ no YouTube e no site jurídico Jus Catarina.
Imagens: Divulgação/JL
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.