Voltar Psicologia Sistêmica e Direito Sistêmico norteiam a 21ª Roda de Conversas em Blumenau

Com a participação de acadêmicos do curso de Psicologia da Furb, conciliadores, advogados e comunidade em geral, a 21ª Roda de Conversas sobre Conciliação da comarca de Blumenau recebeu na última quarta-feira (17/4) o professor Marcelino da Silva Meleu, pós-doutor em Direito Público, que abordou o tema "Da Visão Sistêmica ao Direito Sistêmico". Ao falar sobre o assunto, o convidado apresentou o conceito de visão sistêmica no salão do Tribunal do Júri do Fórum Central. O bate-papo abordou diferentes temas relacionados ao direito e à psicologia para uma plateia de aproximadamente 40 pessoas.

O público conversou ainda sobre o direito sistêmico, soluções para a morosidade do Judiciário e a resolução de conflitos durante o bate-papo. O professor Marcelino destacou que a mudança de cultura já iniciou, com movimentos na faculdade de Direito e nos núcleos de práticas das instituições. "Temos que romper o senso comum teórico. Sair dessa cultura analítica, racionalista e mecanicista para uma cultura sistêmica. Quando você estabelece esse compromisso, essa colaboração entre as pessoas, em uma sessão de conciliação ou de mediação, por exemplo, elas têm uma mudança de perspectiva, onde a pessoa passa a ser a protagonista", comenta sobre a importância das partes de um processo serem ouvidas.

O projeto Roda de Conversas sobre Conciliação teve início em 2017, sob a coordenação da juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, diretora do foro e titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau. O objetivo principal do encontro é fomentar a cultura da pacificação e os meios consensuais de solução de conflitos.

O evento, gratuito e aberto ao público, é promovido mensalmente na comarca de Blumenau. Na 22ª Roda de Conversas, programada para a terceira semana do mês de maio, a juíza Quitéria compartilhará a experiência vivenciada em janeiro deste ano no Curso de Mediação de Conflitos, Módulo Internacional do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML), realizado em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP) na cidade do Porto.  

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.