Voltar Recepção com ênfase nas conquistas femininas marca o Dia da Mulher em Blumenau
Assim que chegaram ao Fórum Central nesta sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, as servidoras da comarca de Blumenau foram surpreendidas. Frases sobre as conquistas femininas ao longo das décadas estavam coladas no primeiro lance de escadas do prédio, e a cada novo passo uma nova conquista feminina era apresentada.
 
As datas marcam o momento em que elas puderam ter acesso à educação formal, direito ao voto, aprovação da Lei Maria da Penha e, claro, a data em que 129 operárias morreram queimadas numa ação policial em Nova York, em 1857, porque reivindicavam redução da jornada de trabalho e licença-maternidade, um dos acontecimentos que levaram à criação de um dia especial para as mulheres, celebrado ao redor do mundo e que traz à tona a discussão sobre o papel da mulher na sociedade e a luta por direitos iguais.
 
Além das frases coladas na escadaria do prédio, as servidoras tiveram um momento de confraternização com café e quitutes locais, como a tradicional cuca alemã. Cartazes com frases de empoderamento e de celebração feminina e fotos das servidoras, que são maioria na comarca, ilustraram o momento descontraído. Dos 181 servidores que atuam no Fórum Central, 128 são mulheres, o equivalente a 70,7%. Já o número de juízes é equilibrado: dos 16 magistrados, oito são mulheres. No Fórum Universitário, a porcentagem de servidoras é de 73,6%. Entre assessores e magistrados, 28 são mulheres.
Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.