Voltar Reciclagem em alta nas comarcas de Santa Catarina durante a Semana do Meio Ambiente

As comarcas catarinenses desenvolveram ao longo destes últimos dias, na programação da X Semana do Meio Ambiente do Poder Judiciário, de 3 a 7 de junho, uma série de atividades voltadas ao tema em suas dependências. Quem visitou nesta semana o fórum de Mondaí, no extremo oeste do Estado, foi agraciado com um presente consciente. Receberam blocos de anotações confeccionados pelos próprios servidores a partir de folhas de papel ofício reutilizadas, trabalho realizado ao longo do ano.

Segundo Ricardo da Silva Conter, chefe de secretaria do foro, são reaproveitadas cerca de duas mil folhas por mês. Ele adquiriu uma guilhotina para uso exclusivo na confecção dos blocos. "Separamos apenas papéis sem assinatura e/ou que não comprometam os processos. Para a entrega nesta Semana, fizemos as capas coloridas em uma gráfica", conta. Uma parceria com o viveiro florestal da cidade e a Associação Amigos do Rio Uruguai e Afluentes de Mondaí (AARUM) possibilitou ainda a distribuição gratuita de 50 mudas de plantas nativas da região. No último dia 5, Dia do Meio Ambiente, os servidores plantaram quatro árvores no pátio do fórum.

Reaproveitamento de roupas

Já na comarca de Abelardo Luz, no hall de acesso ao fórum, foi realizada uma exposição de chinelos novos e charmosos feitos por crianças e adolescentes, com idades entre seis e 14 anos, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a partir de tecidos e roupas antigas. "Ao invés de agredir o meio ambiente e sujar as cidades, esses retalhos tornam-se lindos chinelos que aquecem os pés das crianças e adolescentes participantes do SCFV", destaca Carolina Bernat Spazzin, chefe de secretaria da comarca.

Para a exposição, também foram confeccionados cartazes a partir de capas de processos do padrão antigo, bem como folhas de ofício usadas. Alguns blocos que reaproveitam folhas também estão expostos. A prática é incentivada pelo projeto "TJSC Recicla". Além disso, foram colocados em diversos pontos do fórum panfletos com informações sobre reciclagem e separação do lixo. Os fôlderes são de um projeto da Prefeitura de Abelardo Luz em parceria com entidades locais.

O SCFV é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o ciclo de vida do participante, que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, ao valorizar o sentido de vida coletiva. O serviço é mantido pela administração municipal e pelo Governo Federal. As atividades são de responsabilidade do Centro de Referência da Assistência Social - Cras.

Imagens: Divulgação/Comarcas de Mondaí-Abelardo Luz
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.