Voltar Réu é condenado a 19 anos por tentativa de feminicídio e homicídio em Araranguá

Um homem de 29 anos, acusado de dupla tentativa de homicídio, foi condenado nesta semana em sessão do Tribunal do Júri da comarca de Araranguá. Os crimes aconteceram na madrugada de 26 de julho de 2018, em Balneário Morro dos Conventos, na cidade-sede da comarca, quando o acusado invadiu a casa de sua ex-companheira e desferiu diversos golpes de faca na face, pescoço e mãos da vítima enquanto ela dormia. O crime só não foi consumado porque outro ex-companheiro da vítima pernoitava no local, acordou com os gritos da mulher e foi socorrê-la.

Ele entrou em luta corporal com o acusado e também foi ferido por facadas que causaram diversos ferimentos, escoriações e hematomas. O ataque a ele teria cessado pela crença de que o crime havia sido consumado, já que o homem não conseguiu mais reagir e fingiu estar morto. O filho adolescente das vítimas estava na residência e presenciou os fatos.

O réu foi condenado a 19 anos e seis meses de reclusão, em regime fechado, e a três meses e 15 dias de detenção, em regime semiaberto, por tentativa de homicídio triplamente qualificada, tentativa de homicídio simples e descumprimento de medidas protetivas de urgência. O Conselho de Sentença reconheceu como qualificadora do crime contra a mulher o motivo torpe, caracterizado por ciúmes e inconformismo com o fim do relacionamento, emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio, além de ser praticado na presença de descendente da vítima. 

A sessão do Tribunal do Júri, presidida pela juíza Leticia Pavei Cachoeira, titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Araranguá, aconteceu durante a XV Semana da Justiça pela Paz em Casa, em que se busca dar prioridade aos julgamentos de casos que envolvam violência doméstica e familiar, além da promoção de palestras, cursos e sensibilização sobre o tema. A Semana, que acontece três vezes ao ano, é iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apoiada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina através da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.