Voltar Roda de conversa aborda importância do acolhimento familiar no Alto Vale do Itajaí

Famílias acolhedoras, profissionais da rede de atendimento, autoridades e comunidade se reuniram para trocar experiências durante a 1ª Roda de Conversa do Serviço de Acolhimento em Família da comarca de Rio do Campo. O encontro ocorreu na quarta-feira (23/10), na cidade vizinha de Santa Terezinha, na Câmara de Vereadores da cidade do Alto Vale.
 
Os presentes puderam conhecer a história de duas famílias que já acolheram crianças e adolescentes nos dois municípios (Santa Terezinha e Rio do Campo) - uma que já acolheu uma criança e outra que se inscreveu recentemente, mas que há muitos anos acolheu uma criança, antes mesmo do serviço estar regulamentado no país. Um relato emocionado de famílias que puderam aprender e ensinar com as crianças recebidas temporariamente.
 
O acolhimento familiar foi abordado pelas técnicas do Serviço Regional de Família Acolhedora de Ascurra/Rodeio/Apiúna, Aline Schultz e Juliana Damásio dos Reis. Assuntos práticos, funcionamento do serviço, participação da rede e alguns comportamentos das crianças acolhidas foram tema da roda de conversa. "O acolhimento familiar garante maior desenvolvimento para as crianças, principalmente as menores, porque não as priva do convívio comunitário. Essa criança tem uma atenção mais voltada para ela quando inserida em uma família, além de receber carinho e afeto, tendo um referencial familiar", reforça a oficial da Infância e Juventude da comarca de Rio do Campo, Méri Luci Bodemuller, que representou a juíza de direito Griselda Rezende de Matos Muniz Capellaro no evento.
 
Estiveram presentes na 1ª Roda de Conversa do Serviço de Acolhimento em Família da comarca de Rio do Campo a prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Schwarz, o prefeito de Rio do Campo, Rodrigo Preis, e a secretária de Assistência Social de Santa Terezinha, Eliane Kozoris.

Imagens: Divulgação/Comarca de Rio do Campo
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.