Voltar Roteiro de visitas da Presidência às comarcas prossegue por meio de videoconferências

Um dos compromissos anunciados pela gestão do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) no biênio 2020/2022 teve de ser reformulado em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas permanece em prática com o auxílio da tecnologia: após iniciar o roteiro de visitas às comarcas do Estado presencialmente, o presidente Ricardo Roesler e a equipe técnica da administração agora vão ao encontro de magistrados e servidores do interior por meio de videoconferências. Entre reuniões físicas e virtuais, já foram realizadas 58 visitas desde o início da gestão.

Nas últimas duas semanas de maio e nas duas primeiras semanas de junho, as visitas por videoconferência ocorreram nas comarcas da Serra, do Vale do Rio do Peixe, Meio-Oeste e Oeste do Estado. A partir desta terça-feira (16/6), o roteiro terá sequência em visitas virtuais às comarcas de São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Guaramirim e Papanduva.

"Nada melhor do que o olho no olho, a proximidade de conversarmos. Mas, diante das circunstâncias, estamos fazendo isso por videoconferência, o que demonstra todo o nosso respeito aos magistrados e aos servidores do nosso Estado", observou o presidente do Poder Judiciário durante videoconferência com servidores e magistrados na última semana.

Uma das vantagens na dinâmica dos encontros virtuais, aponta o juiz auxiliar da Presidência Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo e Silva, é a inclusão de mais participantes nas comarcas a partir da criação de salas específicas e da realização das videoconferências em horários cruzados. Outro benefício, diz o magistrado, é a participação de representantes da equipe técnica em todos os encontros. As Diretorias de Saúde e de Gestão de Pessoas, por exemplo, têm prestado esclarecimentos e levado informações a cada visita realizada.

"Muito embora não tenhamos a oportunidade de estar nos locais pessoalmente e cumprimentar as pessoas, este novo formato cria novas possibilidades. Conseguimos receber muito mais pessoas do que atenderíamos pessoalmente, temos um alcance muito maior para tirar dúvidas e levar um pouco mais de tranquilidade a todos", analisa o juiz auxiliar da Presidência. Além da aproximação com magistrados e servidores, a experiência das visitas tem sido proveitosa para que a gestão estabeleça prioridades e trabalhe no desenvolvimento do Plano Plurianual.

Envolvido diretamente no roteiro de visitas, o servidor da Assessoria de Planejamento (Asplan) do PJSC Itacir Fabris destaca a otimização do tempo disponível nos encontros virtuais. Reuniões que costumavam durar uma hora nos encontros físicos, diz Fabris, agora podem se estender em até duas horas quando necessário, pois não há necessidade de deslocamento dos participantes.

"Temos um tempo maior de reunião, uma disponibilidade maior. E também a possibilidade de trazer colegas especialistas, que não estavam presentes nas visitas físicas. Tem sido uma dinâmica muito boa, assistimos a depoimentos muito positivos de colegas nas comarcas", destaca.

Gestão de Pessoas e Saúde mais próximas das comarcas

A participação das Diretorias de Gestão de Pessoas (DGP) e de Saúde (DS) nas visitas virtuais tem sido fundamental no esclarecimento de dúvidas e no compartilhamento de informações com servidores e magistrados presentes nas comarcas. O responsável pela DGP, Rafael Giorgio Ferri, conta que os encontros têm sido marcados pela participação ativa de todos e pelo clima informal das conversas, embora sejam reuniões de trabalho.

Parte das dúvidas, diz o diretor, são voltadas à saúde e ao retorno gradual às atividades presenciais. Também são frequentes os esclarecimentos sobre os modelos de teletrabalho e home office. A DGP ainda tem levado informações que dizem respeito a cargos e contratação de pessoas. Nos encontros, o diretor tem o apoio da servidora Danielle Novack, que atua na modalidade de teletrabalho, e do chefe da Divisão de Gestão de Cargos, Marcelo Parisi Freitas.

"Tem sido sensacional o contato mais próximo com as unidades de 1º grau. Ouvimos os colegas, levamos em conta o que tem sido falado, suas ideias e dificuldades. Todas as informações são muito preciosas. É um modelo que veio para ficar. Nossa pretensão é de que este trabalho se institucionalize", avalia Ferri.

Na oportunidade das visitas, o diretor também tem levado informações do programa Rodas de Apoio Virtuais. São encontros virtuais de colaboradores, realizados por videoconferência e conduzidos pela equipe da Seção Psicossocial Organizacional da DGP, que disponibilizam oportunidades de escuta, acolhimento e partilha das experiências vivenciadas durante o período de isolamento social e realização do trabalho remoto em decorrência da pandemia.

Uma das indagações mais comuns voltadas à Diretoria de Saúde diz respeito ao protocolo para a retomada das atividades presenciais. Nos encontros, a médica e diretora de Saúde Graciela de Oliveira Richter Schmidt explica que os detalhes ainda serão divulgados, mas assegura que o retorno ocorrerá de forma gradativa e com todas as adaptações e cuidados necessários à preservação da saúde. Dúvidas relacionadas à Covid-19 e ao uso de equipamentos de proteção individual também são recorrentes.

"Por meio das visitas virtuais, estamos conseguindo iniciar um ciclo de contato que é mais próximo do que o e-mail ou o telefonema. Vejo que as pessoas ficam contentes em nos receber. As visitas são muito produtivas. Espero que possamos manter estas ações mesmo após o retorno dos trabalhos presenciais", analisa Graciela.

Reconhecimento nas comarcas

A exemplo da receptividade observada no início do roteiro de visitas presenciais, os encontros virtuais junto às unidades do interior também são marcados pelo sentimento de pertencimento e pelo reconhecimento à iniciativa da gestão. Em cada sessão, a cúpula administrativa tem a oportunidade de conhecer as demandas relacionadas à infraestrutura, gestão de pessoas e jurisdição e as iniciativas praticadas em ações e projetos das respectivas regiões. Da mesma forma, servidores e magistrados têm abertura para compartilhar seus anseios, formas e ferramentas de trabalho com a administração e as equipes técnicas do PJSC.

"Tiramos dúvidas e pudemos dar sugestões de melhorias. Fazer isso por escrito é diferente de poder repassar as informações numa conversa. A experiência foi muito válida", avaliou a chefe de cartório da 1ª Vara Criminal da comarca de Lages, Lucilane Dal Pivo Galvan, após a visita realizada na comarca.

Em Urubici, a assistente social Sônia Feldmann Momo destacou a aproximação e o diálogo proporcionados na videoconferência. "Muito importante estarmos juntos, podermos falar sobre nossas dificuldades e dividir inseguranças, especialmente neste momento em que uma das preocupações é com relação a como vamos continuar atendendo as necessidades de nossa população. A aproximação e o diálogo são sempre o melhor caminho", reforçou Sônia.

Após a visita a Ipumirim, a juíza da Vara Única da comarca, Letícia Bodanese Rodegheri, enalteceu o sentimento dos servidores de pertencimento ao Poder Judiciário catarinense, mesmo estando no interior, em um município pequeno. "A atenção da Presidência muito nos alegra. As dificuldades não são poucas, mas sentimos que fazemos parte de um todo", destacou.

Luciano Fernandes da Silva, juiz da Vara Única da comarca de Ponte Serrada, registrou a atenção recebida por parte da Presidência e sua equipe, bem como da Corregedoria-Geral da Justiça. "Agradeço a oportunidade de levar as demandas da comarca e receber retorno sobre nossas necessidades. Considero que a pandemia nos traz oportunidade de aprimorarmos ferramentas e métodos para melhorar ainda mais o trabalho do Poder Judiciário. Mudanças que devem permanecer após este período de adversidades", avaliou o magistrado.

 

VISITAS ÀS COMARCAS

Ciclo 1

12/2: Barra Velha, Araquari, Garuva, Itapoá

13/2: Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra

14/2: Porto União, Canoinhas, Itaiópolis

 

Ciclo 2

2/3: Quilombo / São Lourenço / Campo Erê / Dionísio Cerqueira

3/3: São José do Cedro/ Anchieta / São Miguel / Descanso

4/3: Itapiranga / Mondaí / Palmitos / São Carlos

5/3: Pinhalzinho / Cunha Porã / Maravilha / Modelo

 

Ciclo 3

9/3: Seara, Itá, Ipumirim, Concórdia

10/3: Catanduvas, Herval d'Oeste, Joaçaba, Capinzal

11/3: Ponte Serrada, Abelardo Luz, São Domingos e Xanxerê

12/3: Xaxim, Coronel Freitas e Chapecó

 

Ciclo 4 (Remoto)

20/5/2020: Lages e São Joaquim

21/5/2020: Otacílio Costa e Bom Retiro

22/5/2020: Urubici e Anita Garibaldi

25/5/2020: Campo Belo do Sul, Correia Pinto e Curitibanos

 

Ciclo 5 (Remoto) - 2/6/2020 a 9/6/2020

Fraiburgo, Caçador, Lebon Régis, Santa Cecília, Campos Novos, Tangará, Videira, Capinzal, Catanduvas, Concórdia, Ipumirim, Itá, Ponte Serrada, Herval D'Oeste

 

Ciclo 6 (Remoto) - de 16/6/2020 a 2/7/2020

Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Papanduva, Guaramirim, Ascurra, Presidente Getúlio, Rio do Campo, Rio do Oeste, Taió, Ibirama, Ituporanga, Pomerode, Trombudo Central, Indaial, Timbó, Gaspar, Rio do Sul, Blumenau

 

Imagens: Divulgação/comarcas
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.