Voltar Saiba + Trabalho Não Presencial promove encontros produtivos com gestores de gabinete

Repaginado e agora sob a denominação "Saiba + Trabalho Não Presencial", os encontros virtuais com gestores do Poder Judiciário de Santa Catarina já foram retomados neste ano e, em quatro reuniões ocorridas nos dias 30 de março e 15 de abril, contaram com a participação de 57 colaboradores entre secretários jurídicos e oficiais de gabinete, representantes da Presidência, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e da Diretoria de Saúde (DS). Em 2020, com público formado por magistrados, diretores/coordenadores, chefes de secretaria, de cartório, divisão e seção, foram realizados 51 encontros, que reuniram 525 gestores. A intenção agora é atingir os demais colaboradores do PJSC.

Nos encontros deste ano, após exposição didática com informações sobre os regimes e as modalidades de trabalho não presencial vigentes no Poder Judiciário catarinense, com foco nas diferenças e semelhanças, os participantes puderam sanar dúvidas, apontar dificuldades e apresentar sugestões de melhorias, com valiosa troca de experiências, especialmente sobre gestão à distância, vivenciadas desde o surgimento da pandemia, e a importância da harmonia entre o trabalho e a vida pessoal.

Os encontros, segundo avaliação dos organizadores, proporcionaram valiosa oportunidade de integração e diálogo, em que gestores de gabinete expuseram a dinâmica atual das atividades das equipes e as adaptações realizadas conforme o novo paradigma de trabalho apresentado, com destaque às ferramentas de comunicação, ao relacionamento interpessoal e ao acolhimento dos assessores/servidores.

Segundo Cleon Bassani Ribas, oficial de gabinete da Presidência, a conversa com os gestores faz parte da política de aproximação da administração com servidores e magistrados e, sobretudo, da política de sedimentação dos modelos não presenciais de trabalho. "Os encontros servem para troca de experiências que visam aperfeiçoar as modalidades de trabalho não presenciais, a fim de consolidá-las a partir do momento em que voltarmos à rotina de atendimento presencial de forma perene. Daí o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, dedicada não só a colher as práticas que otimizam o trabalho à distância, mas também preocupada em discutir as políticas de bem-estar a todos os integrantes do PJSC", explica Cleon.

De acordo com a chefe da Equipe do Trabalho Não Presencial, Fernanda Joaquim da Silva Lipinski, foi iniciada uma nova etapa dos encontros virtuais sobre o trabalho não presencial. "Os 51 encontros realizados em 2020, nos quais foram ouvidos 525 gestores, foram enriquecedores, pois, além de sanar dúvidas acerca dos regimes do trabalho não presencial, houve troca de experiências entre os gestores, principalmente nos desafios impostos pela pandemia, e sugestões de melhorias. A iniciativa da DGP e da DS, apoiada pela Presidência e pela Diretoria-Geral Administrativa, torna evidente a união de esforços de todos os integrantes da instituição e o comprometimento com a constante busca do bem-estar e da qualidade de vida dos colaboradores do PJSC ", assinala.

No próximo mês de maio, os encontros seguirão com servidores que ingressaram no teletrabalho no período da pandemia. Para mais informações sobre o tema, acesse o Portal do Trabalho Não Presencial.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

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