Voltar São Bento do Sul promove evento sobre acolhimento familiar com consultor britânico

Participação de profissionais de vários Estados

A comarca de São Bento do Sul desenvolveu, entre 21 e 23 de maio, atividades voltadas para a questão da adoção e acolhimento familiar. O evento, planejado e executado mediante parceria entre a comarca, o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção e à Convivência Familiar Gerando Amor e a Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, teve a participação especial do britânico Mick Pearse, consultor internacional e fundador do Serviço de Famílias Acolhedoras do Reino Unido (SFAC).

"Foram três dias de trabalho intenso e com resultados além do esperado", afirmou o juiz Edson Luiz de Oliveira, titular da 2ª Vara da comarca de São Bento do Sul. Segundo o magistrado, o Estado de Santa Catarina é o que tem mais serviços de acolhimento familiar, com 77 famílias cadastradas. As atividades tiveram início na tarde de quinta-feira (21/5), com uma visita do britânico ao programa de acolhimento da Secretaria de Assistência Social e a uma família acolhedora.

Na sexta-feira (22/5), Mick Pearse reuniu-se com as equipes técnicas dos municípios e profissionais ligados ao acolhimento, como psicólogos e assistentes sociais. O ponto alto do evento foi na sexta-feira à noite, quando o consultor ministrou uma palestra sobre acolhimento familiar. De acordo com o magistrado da comarca, foram disponibilizadas 250 vagas, com necessidade de ampliação para 300 diante da enorme procura. "Vieram profissionais de 15 comarcas próximas, assim como profissionais do Tribunal de Justiça do Paraná ligados à área, e de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro" contabilizou Edson Luiz de Oliveira.

O juiz afirmou ainda que Mick Pearse ficou maravilhado com o programa de acolhimento da comarca e o comparou positivamente com o da Inglaterra, apesar das diferenças culturais. No último dia, o consultor encontrou famílias acolhedoras com as quais foram realizadas oficinas e dinâmicas de grupo. O magistrado ressaltou a importância desses tipos de encontro, pois considera que ainda há muita resistência em relação ao programa, principalmente pelo fato de as pessoas pensarem que as crianças sofrem por passar apenas um tempo com a família acolhedora.

No entanto, a experiência prova exatamente o contrário, pois elas se sentem acolhidas por necessitar da vivência de uma dinâmica familiar para seu desenvolvimento . A juíza Alessandra Mayra da Silva de Oliveira, da comarca de Rio Negrinho, e a secretária da Comissão Estadual Judiciária de Adoção, Mary Ann das Graças Furtado e Silva, também estiveram presentes ao evento. O consultor não cobrou pelo trabalho desenvolvido.

Imagens: Arquivo/TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.