Voltar SC participa do 50º Fonaje, no Paraná, e já convida magistrados para edição na capital

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, sediou de 30 de novembro até 2 de dezembro a 50ª edição do Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) e a 12ª edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec). Os eventos, realizados de forma conjunta neste ano, acontecem no centro de convenções de um hotel, na comarca de Foz do Iguaçu. A delegação catarinense, integrada por diversos magistrados e técnicos da área, esteve sob o comando do desembargador Sílvio Orsatto, coordenador do Cojepemec.

A programação foi uma realização do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da 2ª vice-presidência, em parceria com os presidentes do Fonaje e do Fonamec. Nesta edição, os temas abordados foram “Os desafios da Justiça 4.0 e as demandas predatórias diante do acesso à Justiça”, e “A importância dos métodos adequados de solução de conflitos para a valorização emancipadora do ser humano”.

O presidente do TJPR, desembargador José Laurindo de Souza Netto, ao se dirigir aos participantes do fórum, destacou que é necessário romper com alguns tradicionalismos no meio jurídico: “Esse momento da contemporaneidade é de desjudicializar, desprocessualizar e buscar a solução dos conflitos, principalmente no momento em que vivemos, de grandes adversidades”, afirmou o desembargador.

O evento teve o objetivo de discutir as políticas judiciárias para aprimoramento do sistema dos juizados especiais e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) em todo o país. Além disso, examinou, dentro dos instrumentos legais vigentes, quais elementos, sistemas e técnicas virtuais podem contribuir para garantir o acesso à Justiça ao cidadão, no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública e Cejuscs.

Ao final do encontro, a delegação de Santa Catarina, cuja capital sediará a próxima edição do Fonaje, de 24 a 26 de maio de 2023, apresentou um vídeo-convite em que o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, invita magistrados e magistradas do país a comparecer e participar do evento no próximo ano, em Florianópolis (com informações da Assessoria de Imprensa do TJPR).

Imagens: Divulgação/TJ-PR
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.