Voltar SC terá total controle biométrico nas apresentações à Justiça até final de novembro

O controle biométrico de apresentações à Justiça deve alcançar todo o Estado até o final do mês de novembro. O projeto-piloto de implantação realizado na Vara do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da comarca da Capital, e na Vara Criminal da comarca de Tijucas, ao longo dos últimos três meses, viabilizou com sucesso mais de 300 apresentações à Justiça por meio da leitura biométrica de digitais, e segue agora para fase de extensão às demais comarcas catarinenses.

Diferentes pessoas fazem apresentações à Justiça - nunca pessoas presas. São desde partes que nem sequer foram sentenciadas, até pessoas que já cumpriram pena em regime fechado/semiaberto, e atualmente se encontram soltos, em regime aberto ou livramento condicional. 

O cronograma de expansão foi dividido em etapas porque a ferramenta deve ser implantada em 153 unidades, que necessitarão de capacitação presencial tanto de técnicos em suporte de informática (TSIs) como de servidores das varas. O Poder Judiciário de Santa Catarina, aliás, é um dos pioneiros na utilização da tecnologia de leitura biométrica para a realização do acompanhamento do cumprimento das penas. A ferramenta, na avaliação dos técnicos envolvidos no projeto, atende às necessidades das unidades ao trazer agilidade e automações às apresentações à Justiça, uma vez que elimina trabalhos burocráticos e otimiza as tarefas realizadas durante o expediente. 

O impulso inicial para a expansão ocorreu por meio da capacitação de TSIs e dos chefes de cartório da Grande Florianópolis (Capital, Palhoça, São José, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz), realizada pelos técnicos e analistas da Divisão de Sistemas Judiciais da DTI, com o apoio pedagógico da Academia Judicial. Nessas unidades, o sistema passou a contar com a apresentação à Justiça por meio da leitura biométrica no último dia 10 de setembro. Para visualizar o cronograma do projeto, clique aqui

 

Imagens: Divulgação/DTI
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.