Voltar Scanner de bagagens começa a operar para maior segurança no acesso ao Fórum de Chapecó

A instalação de um aparelho scanner de bagagens, também chamado de raio X, junto à recepção do prédio da comarca de Chapecó, nesta semana, encerrou mais uma etapa do plano de melhorias na área da segurança naquela unidade jurisdicional. O equipamento é semelhante àqueles utilizados na área de embarque dos aeroportos. De acordo com a Resolução n. 14 do TJSC, de 21 de agosto de 2019, tesouras, canivetes, facas ou qualquer material pontiagudo e que ofereça risco à segurança será retido com perdimento.

O aparelho registra a imagem de todos os objetos existentes dentro de bolsas ou mochilas, independentemente do tamanho da peça, sem precisar tocá-las ou abri-las. Um policial acompanha o funcionamento e averigua as imagens, que ficam arquivadas no próprio equipamento. Os tipos de materiais, como metal, plástico e couro, por exemplo, são identificados por cores diferentes.

De acordo com a servidora Suzeli Scheffer Lucietto, chefe de secretaria do foro da comarca, a chegada do raio X completa o pacote de medidas para aumentar a segurança de usuários, servidores e colaboradores do prédio. "Todas as medidas visam padronizar a segurança dos fóruns, adequando as estruturas às normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TJSC", explica Suzeli.

O processo de melhorias na área de segurança teve início em 2018, com a criação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Em seguida, foi realizado um diagnóstico em todas as comarcas do Estado. Os policiais dos fóruns e os chefes de secretaria receberam treinamento. Na comarca de Chapecó, a recepção foi reorganizada para realizar o cadastramento dos visitantes, que também passam pelo pórtico detector de metais. O estacionamento interno agora é controlado, assim como o acesso ao fórum com arma de fogo para quem tem porte permitido.

Imagens: Divulgação/Comarca de Chapecó
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.