Voltar Secretaria de Gestão Ambiental implanta coleta seletiva em fóruns do sul do Estado

Fóruns de Sombrio, Turvo, Meleiro e Araranguá

A Secretaria de Gestão Ambiental (SGA) do Tribunal de Justiça esteve nesta semana (dias 23 e 24) no extremo sul do Estado, onde concluiu a implantação da coleta seletiva e logística reversa dos resíduos, adequada à legislação ambiental, em todos os fóruns da região.

O projeto, cujo piloto foi implantado recentemente na comarca de Santa Rosa do Sul, contemplou nesta oportunidade os Fóruns de Sombrio, Turvo, Meleiro e Araranguá. Nessas unidades, a SGA fez um levantamento prévio para verificar as possibilidades e oportunidades de melhorias, em parceria com as secretarias dos Fóruns. Os coletores para separação e armazenamento temporário foram distribuídos, e reuniões foram realizadas no salão do júri de cada Fórum, com participação expressiva nas quatro unidades.

Já os resíduos recicláveis, separados para coleta seletiva nos Fóruns, serão recolhidos periodicamente por empresa especializada e licenciada pela FATMA para transporte de resíduos (Preservale), e destinados à Cooperativa de Catadores Cooperar, de Araranguá, entidade organizada, regular e licenciada que reúne os recicladores da região.

Em Araranguá, durante a reunião, a presidente da cooperativa falou aos presentes sobre a importância da atitude do Judiciário para a preservação do meio ambiente e a inclusão social, em sintonia com a Lei n. 12.305/2010.

"A expectativa da administração do Tribunal, além do compromisso com a responsabilidade direta e objetiva pela destinação adequada dos resíduos gerados no Judiciário, é também exercer o importante papel de agente multiplicador de boas práticas de sustentabilidade na sociedade",  sintetiza Roger Tang Vidal, secretário da SGA. 

Imagens: Divulgação/Secretaria de Gestão Ambiental
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.