Voltar Secretário Nacional do Consumidor quer tecnologia como meio de solução de problemas
A palestra "Os desafios da Defesa do Consumidor na Era Digital", ministrada pelo secretário nacional do Consumidor, Luciano Timm, na noite da última segunda-feira (1º/4), reuniu mais de 300 pessoas em Joinville. A realização do evento é resultado de parceria entre a Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) e o curso de Direito da Univille.
 
Em sua apresentação, o secretário destacou a tecnologia como método de solução de problemas. "O consumidor quer resolver seu problema sem precisar entrar com uma ação judicial. As pessoas não têm mais paciência para esperar pelo trâmite do processo na Justiça. Elas querem uma resposta mais rápida", expõe o secretário. Ele ressaltou as vantagens do aplicativo consumidor.gov.br, implantado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que está ligada diretamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
 
Essa plataforma oferece um serviço rápido, que permite reclamar contra as principais empresas que violam os direitos garantidos ao consumidor. Entre as vantagens, segundo o secretário, está o tempo médio de resposta das empresas, que é de sete dias. Já o nível de resolutividade chega a 80% dos casos. No ano passado, o Poder Judiciário brasileiro recebeu milhares de ações que não precisariam estar em juízo. Muitos casos poderiam ter sido acordados via plataforma consumidor.gov.br. "O fato é que a negociação on-line aumenta muito a probabilidade de acordo", garante Timm.
 
Ele também informa que há 500 empresas cadastradas de diversos segmentos historicamente muito reclamados, como telecomunicações, bancos, aviação civil, comércio eletrônico, varejo e indústria.  O juiz Yhon Tostes, coordenador regional da Esmesc e titular da 1ª Vara Bancária da comarca de Joinville, destaca a importância de eventos como esse para tirar dúvidas e atualizar conhecimentos. "Sem dúvida, esta atividade dos Procons e dos governos é de alta importância e relevância para o país. Precisamos implementar políticas públicas que levem em conta um cenário que não seja baseado no achismo, mas em dados claros e mensuráveis. A palestra do Luciano Timm vem para apresentar as novas ideias na questão da relação com o consumidor", expõe o magistrado.
Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.