Voltar Segurança: comarca de Chapecó realiza simulação de evacuação do fórum

Quem passou nas proximidades do fórum da comarca de Chapecó no início da noite da última sexta-feira (13/9) pode ter se preocupado com a situação que presenciou. O alarme de incêndio do prédio soou alto por volta de 18h30 e todos os servidores, colaboradores e usuários que estavam no local precisaram sair do fórum. Tudo em função do treinamento de evacuação do prédio, organizado pela Brigada de Emergência do fórum.

Servidores e colaboradores receberam e-mail avisando da simulação. Junto com a mensagem foram enviadas orientações para saída adequada. As principais são desconsiderar pertences pessoais e procurar a escada enclausurada, nunca o elevador. A descida deve ser em duas filas indianas para evitar atropelamentos e obstrução das portas. A retirada do prédio deve acontecer pela porta principal, no primeiro andar. Além de manter a calma, também é necessário prestar atenção nas coordenadas repassadas pelos brigadistas distribuídos nos oito andares do fórum. O ponto de encontro é a calçada em frente ao prédio.

O analista administrativo Antônio Marcos Krone é responsável pela Brigada. Ele ressalta que o treinamento está previsto no Plano de Emergência Contra Incêndio e permite melhorar algumas estratégias como, por exemplo, um ponto crítico identificado na simulação realizada em 2018. "Percebemos que a descida desordenada pela escada enclausurada seria um problema para que todos pudessem deixar o prédio em uma situação real. Por isso pensamos na estratégia de filas indianas e, de acordo com as avaliações pós treinamento, a estratégia adotada melhorou o fluxo de saída", relata.

No dia 21 de agosto deste ano, servidores e colaboradores que se voluntariaram a compor a Brigada de Emergência do fórum receberam capacitação do Corpo de Bombeiros. O grupo ficou composto por 28 pessoas que atuam em diversos setores e em diferentes andares do prédio. A Brigada de Emergência está no Plano de Emergência Contra Incêndio, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia. A formação do grupo também está prevista em lei.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.