Voltar Segurança Institucional do PJSC reforça alerta sobre golpe dos sites falsos de leilões

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Poder Judiciário de Santa Catarina detectou e já prepara medidas cabíveis contra um golpe que continua a ser praticado no Estado por falsos portais de leilões. Os sites falsos utilizam indevidamente e sem autorização logomarcas de diversas instituições, inclusive do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para passar imagem de credibilidade e segurança na tentativa de enganar possíveis vítimas interessadas em veículos e imóveis. Recentemente foram identificados sites falsos nas cidades de Criciúma e Jaraguá do Sul, e prática semelhante já ocorreu anteriormente em Blumenau, Joinville e Florianópolis.

Em razão da pandemia, tais sites informam que não podem mostrar os veículos ou imóveis em oferta e, por isso, precisam receber um lance da pessoa interessada. Os golpistas prometem entregar o bem adquirido em dois dias. Com isso, o cliente quita o boleto ou realiza o depósito bancário. Depois de dois dias, contudo, sem qualquer avanço na negociação, percebe que caiu em um golpe. 

O NIS reforça a inexistência de autorização de qualquer espécie para uso da logomarca do TJSC. Além disso, salienta que, caso ocorra algum tipo de pagamento, as vítimas devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil local e, sempre que possível, reunir todos os dados existentes, anexando ao boletim de ocorrência para que possa auxiliar na investigação da equipe especializada.

Ouça o nosso podcast.

Imagens: Divulgação/Arquivo TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.