Voltar Semana da Saúde promove ações para melhorar o conforto e a segurança no trabalho
Para quem trabalha diariamente em frente a um computador, é fundamental saber qual é a posição ideal do monitor e do teclado, qual deve ser a altura da cadeira em relação à mesa, qual é o melhor tipo de iluminação, a temperatura ideal da sala e até os níveis aceitáveis de barulho.
 
Esse processo de adaptação do trabalho ao homem é conhecido como ergonomia e foi o tema escolhido para a Semana da Saúde do Poder Judiciário. Realizada de 8 a 12 de abril na sede do TJ e em várias comarcas do Estado, a iniciativa integra ações do Dia Mundial da Saúde, comemorado no último domingo (7/4), e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de cultivar, a partir do ambiente profissional, uma melhor qualidade de vida.
 
Durante toda a semana, servidores e magistrados terão uma estação de trabalho - montada no hall do Tribunal - para tirar dúvidas com especialistas. Serão realizadas também dinâmicas, rodas de conversa e palestras sobre o tema. "Estas adaptações ergonômicas devem ser feitas levando em consideração o biotipo de cada pessoa e, a partir daí, é necessário definir qual é a melhor cadeira, qual deve ser a altura da mesa etc.", explica a fisioterapeuta Vanessa Zomer Femili, chefe da Seção de Ergonomia, da Diretoria de Saúde do Tribunal.
 
O trabalho da seção, coordenado por ela, tem como diretriz a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que estabelece parâmetros para essa adaptação e visa o máximo de conforto e segurança aos funcionários, além de um desempenho eficiente.
 
Para o desembargador Luiz Zanelato, a ação propicia que as pessoas identifiquem as melhorias necessárias no ambiente de trabalho. "É importante porque mostra como podemos fazer essas adaptações e também explica qual postura devemos ter, quais exercícios físicos podemos fazer, entre outras orientações", disse o magistrado.  
 
Jairo Francisco Calheiro, do setor de informática, trabalhou alguns anos numa cadeira sem apoio do antebraço e isso lhe causou um problema na lombar. Depois de alguns exames e com o apoio da equipe do setor de saúde, ele descobriu a causa, mudou de cadeira e o problema se resolveu. "Às vezes, para problemas aparentemente sérios há uma solução simples", concluiu.  
Imagens: Divulgação/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.