Voltar Semana do Meio Ambiente do TJ aborda o lado obscuro das roupas em evento inaugural

A Secretaria de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça de Santa Catarina promoveu nesta tarde (11/6), no auditório Teori Zavascki, a palestra "Consumo, Moda e Recursos Naturais", como parte da programação da IX Semana do Meio Ambiente do judiciário catarinense.

A palestra foi ministrada pela servidora Luísa Bressolin, mestre em Direito Ambiental que abordou o assunto ao introduzir conceitos relacionados à moda, a diferenciação entre consumo e consumismo e obsolecência programada. A partir dessa explanação inicial, Luísa mapeou o impacto da produção do mercado de roupas nos oceanos, por exemplo, ao lembrar da campanha Mares Limpos, desenvolvida pela ONU.

Em um dos vídeos apresentados, a palestrante mostrou o impacto das microfibras - leia-se poliester, matéria prima de grande parte das roupas hoje produzidas - nos oceanos, já que este é o destino final das moléculas após grande quantidade de lavagens. A ideia principal do evento inaugural da IX Semana do Meio Ambiente do TJ foi instigar as pessoas com a pergunta "de onde vem as roupas que eu uso?",  questionamento que conduz a um lado obscuro das vestimentas, que pode ser traduzido em trabalho escravo e impacto no meio ambiente, aspectos abordados pela Constituição Brasileira.

 

Imagens: Gamaliel Basílio/Assessoria de Imprensa TJSC
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.