Voltar Semana Nacional da Conciliação receberá cidadãos com ações sociais e de cidadania
Na próxima segunda-feira (5/11) tem início a XIII Semana Nacional de Conciliação, que em Florianópolis será realizada na praça Tancredo Neves, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O evento é organizado pelo Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, coordenado pela desembargadora Janice Garcia Ubialli.
 
Além dos processos pautados nas comarcas e no Tribunal de Justiça, haverá um espaço no Fórum Central para audiências conciliatórias pré-processuais relacionadas ao Procon, Casan e Celesc. Também está programada uma série de atividades que visam envolver toda a comunidade em ações sociais e de cidadania.
 
Para preparar o espaço do evento, a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) promoveram a revitalização da praça, deixando o local agradável para receber a comunidade. Durante a Semana da Conciliação, o estande da Comcap terá exposição de coleções do Museu do Lixo, distribuição de folhetos e outros materiais informativos sobre a importância da destinação adequada de resíduos sólidos. A Guarda Municipal de Florianópolis irá trabalhar a educação no trânsito através de um teatro de fantoches. Ao todo serão 20 parceiros a ocupar espaços com prestação de serviços, informações e atividades.
 
O Serviço Social da Indústria (Sesi) estará presente com um estande onde atenderá o público fazendo avaliação física e medindo pressão arterial e glicemia. O projeto Ponte da Vida proporcionará atendimento individual ou a pequenos grupos alertando sobre os principais fatores de estresse no dia a dia. Já o Serviço Social do Comércio (Sesc) levará espaços de recreação, literatura, saúde, educação, cultura e nutrição. Esses espaços desenvolverão diferentes atividades no decorrer dos dias, desde orientações sobre alimentação saudável e segura e degustações até aulas de dança e uma sala de ciências.
 
Uma delegacia móvel da Polícia Civil será instalada no local para o registro de boletins de ocorrência, distribuição de cartilhas de combate à violência infantil e orientações quanto à prevenção ao desaparecimento de crianças no litoral catarinense e a questões de violência doméstica.As Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso terão destaque na programação, com a apresentação de projetos como o "Polícia Civil por Elas". Policiais que atuam na DPCami da Grande Florianópolis farão orientações e haverá agendamento de atendimento com psicólogos policiais nas delegacias da região.
 
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) e do Centro de Zoonose da Secretaria Municipal de Saúde , irá repassar informações sobre diversas doenças como hepatite, HIV, sífilis, zika e dengue. A DAS realizará testes gratuitos para a detecção de algumas doenças nos dias 7 e 8 de novembro, das 9h às 12 h e das 13h às 16h. O Centro de Zoonose fará registro de denúncias de dengue e amostra de coleta de larvas com o uso de microscópio. No entanto, os exames realizados no local e seus respectivos tratamentos são disponibilizados pela rede municipal de saúde durante todo o ano, assim como tratamentos de profilaxia pré e pós-exposição ao HIV nas unidades de saúde e UPAS. Além de materiais informativos, o Centro de Zoonose trabalhará com jogos interativos educacionais.
 
O Caminhão Quita Fácil da Caixa Econômica Federal também estará presente no evento e dará a possibilidade de pessoas físicas e jurídicas negociarem e regularizarem suas dívidas. O atendimento será realizado durante toda a Semana Nacional da Conciliação, das 10 às 16 horas. Para o superintendente regional em exercício da Caixa em Florianópolis, Ronaldo Prosdossimi, a campanha oferece ao cliente a oportunidade de se organizar e de restabelecer sua capacidade financeira. "A intenção é manter o cliente ativo e rentável, consumindo outros produtos e serviços oferecidos pela Caixa como conta corrente, poupança, aplicações financeiras, seguros e títulos de capitalização", diz. Além do Caminhão Quita Fácil, os interessados em renegociar seus contratos em atraso têm à disposição o sitewww.negociardividas.caixa.gov.br, o telefone 0800 726 8068 (opção 8) e todas as agências da Caixa, que também prestarão atendimento aos clientes alvo da campanha.
Imagens: Divulgação parceiros
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.