Voltar Seminário em Joinville discute meios para reduzir judicialização das relações sociais

O seminário Acolhendo Demandas e Construindo Caminhos, promovido pela comarca de Joinville, debateu neste mês - entre outros temas - as ações desenvolvidas pela mediação familiar e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) daquela unidade, assim como os trabalhos de conciliação em 2º grau realizados no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Tudo com o objetivo de reforçar as iniciativas capazes de minimizar a judicialização das relações sociais.

O evento ocorreu na última sexta-feira (11/10), no auditório da OAB em Joinville, e contou com a presença de servidores públicos municipais, servidores da rede de defesa de direitos dos cidadãos e também das equipes que compõem os núcleos de práticas jurídicas das universidades.

A chefe da secretaria da Coordenadoria do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cojepemec), Ilex Rosália Gonçalves, ressaltou a importância das conciliações judiciais e extrajudiciais em Santa Catarina.

"Temos que evitar o processual. Por este motivo, o extrajudicial é sempre muito importante. Quanto mais cedo se alcançar um acordo entre as partes, melhor e mais rápido", destacou Ilex. Também estava presente no evento o conciliador do programa de 2º grau do TJSC Reginaldo Knevitz.

A coordenadora da Mediação Familiar na comarca de Joinville, Olindina Maria da Silva Krueger, abordou a forma de trabalho do setor. Entre os projetos realizados listou: Oficina de Parentalidade, Conversa de Família, Mediação Familiar e Grupo de Reflexão. "Nossa equipe atende demandas processuais e pré-processuais", explicou Olindina.

Já as ações do Cejusc foram apresentadas pela coordenadora Ana Lúcia Rozza. Ela enumerou os acordos efetivados durante as mediações realizadas na comarca de Joinville. Ao final da programação, aconteceu a palestra "Integração de Práticas Colaborativas", ministrada pela assistente social Simone Medeiros.

A programação contou com parceria entre o Poder Judiciário de Santa Catarina, a Prefeitura de Joinville e a Defensoria Pública Estadual. O objetivo foi promover a integração de práticas colaborativas e divulgar os serviços ofertados na rede socioassistencial e na rede de defesa de direitos na área da família. Além disso, a intenção foi fomentar novas práticas de resolução de conflitos e minimizar a judicialização das relações sociais.

Imagens: Divulgação/Comarca de Joinville
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.