Voltar Seminário 'Mulher Viver Sem Violência', com apoio do TJ, será dia 20 em Itajaí

Mais de mil mulheres são aguardadas no evento

O governo do Estado e a Coordenaria Estadual da Mulher, em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por meio da Coordenadoria de Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Cepevid, promovem no próximo dia 20 de setembro, em Itajaí, o lançamento regional do programa "Mulher Viver Sem Violência". O evento pretende reunir mais de mil mulheres no parque do Agricultor Gilmar Graf, em Itajaí, das 9 às 16 horas, para discutir as variadas formas de violência praticadas contra a mulher (sexual, psicológica, moral, patrimonial etc.) e buscar alternativas de solução.

A juíza Sonia Moroso Terres, titular da 1ª Vara Criminal de Itajaí e subcoordenadora da Cepevid, afirma que a ideia do evento é promover as políticas públicas necessárias para a capacitação da mulher com uma estratégia que envolva toda a comunidade, numa sintonia multi e interdisciplinar. "É fundamental trabalharmos essa herança patriarcal que auxiliou na construção social de conceitos que devem ser extirpados de nossa sociedade, baseados numa falsa premissa de que o sexo feminino é inferior ao masculino. Essa construção social explica a questão da desigualdade entre os gêneros, no objetivo grotesco de manutenção do poder pelo masculino", afirma a magistrada.

No seu entendimento, a violência doméstica pode ser interpretada como reflexo da ameaça que o homem, que ainda percebe a mulher como objeto, sente ao deparar com a possibilidade de perda desse domínio. Nesta semana, na sede da Cepevid, na Capital, a desembargadora Salete Silva Sommariva e a juíza Sonia estiveram reunidas com a coordenadora estadual da Mulher, Jane Maria Ghizzo Schmidt, oportunidade em que traçaram estratégias de alinhamento entre as instituições para o sucesso do evento, que deve se repetir em outras regiões do Estado.

Mesmo com o advento da Lei Maria da Penha, que acaba de completar oito anos de existência, os números da violência doméstica contra a mulher no Brasil não diminuíram. Santa Catarina está no 25º lugar no ranking nacional, com a taxa de 3,5 homicídios a cada cem mil mulheres. Florianópolis é a 25ª capital mais violenta, com a taxa de 3,2 homicídios por cem mil mulheres. As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser encaminhadas para a Cepevid, pelo e-mail presidencia.cepevid@tjsc.jus.br.

 

Imagens: Divulgação/Cepevid
Conteúdo: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa, Maria Fernanda Martins e Sandra de Araujo
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.