Voltar Série mostrará os detalhes de uma sessão do júri e a chance de julgar seu semelhante

Ouça o nosso boletim

O Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do Tribunal de Justiça, por intermédio de sua Assessoria de Imprensa, lança na próxima semana, a partir de segunda-feira (29/8), uma série de reportagens com o objetivo de explicar as facetas do Tribunal do Júri, instituto tão peculiar, que chama a atenção de muitos mas ainda é conhecido por poucos em todos os seus detalhes. Busca também incentivar a participação da sociedade através do recrutamento de voluntários interessados em contribuir com a distribuição de justiça a partir da atuação como jurados.

Por imposição legal, todas as comarcas são obrigadas a formar listas - que podem variar de 80 a 1.500 nomes, conforme as respectivas populações - de um ano para o outro. Normalmente as escolhas ocorrem de forma aleatória junto a órgãos públicos, associações de classe e instituições privadas. Alguns convocados alegam problemas particulares dos mais variados para se esquivar da obrigação e, consequentemente, provocam atrasos no julgamento dos crimes dolosos contra a vida – competência exclusiva dos tribunais do júri. Acompanhe a série, conheça mais sobre o júri e, quem sabe, torne-se também um jurado voluntário.

Neste ano, aliás, com o intuito de combater o acúmulo de sessões do Tribunal do Júri, que deixaram de acontecer e ficaram represadas em decorrência da pandemia da Covid-19, a Corregedoria-Geral da Justiça promove neste segundo semestre um mutirão do júri. A previsão é realizar mais de 400 sessões até o final do ano, com a atuação de 45 magistrados cooperadores, além dos respectivos juízes titulares, em pelo menos 20 comarcas de todo o Estado. A sequência das matérias da próxima semana que serão publicadas no site do TJSC:

1ª matéria - Júri é a expressão democrática da vontade do povo (29/8)

2ª matéria - Exercício da cidadania com economia no bolso (30/8)

3ª matéria - Juiz relembra 2 décadas e 200 sessões no comando dos júris (31/8)

4ª matéria -​ Sessões do júri no Brasil não têm glamour de Hollywood (1º/9)

5ª matéria -​ Depoimento exclusivo de sessão sob o olhar de um jurado (2/9)

Imagens: Divulgação/Freepik
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.