Voltar Servidor afirma, em livro, que adolescentes pobres e negros estão na mira do sistema

Obra de doutorado na UFSC será lançada em abril

O assistente social Gustavo Meneghetti, lotado na comarca de Imaruí, lançará em abril seu livro "Na Mira do Sistema Penal: o Processo de Criminalização de Adolescentes Pobres, Negros e Moradores da Periferia", fruto de sua tese de doutorado em Serviço Social, recentemente defendida com êxito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A obra leva o selo da Editora Lumen Juris. O lançamento está marcado para acontecer no próximo dia 3 de abril, a partir das 18 horas, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC, campus da Trindade.

O trabalho de Meneghetti aborda o processo de criminalização juvenil no âmbito do sistema penal catarinense, incluindo a polícia, o Judiciário e o sistema socioeducativo. O autor sustenta que o "menor infrator" é um efeito da ação do sistema penal e das instituições de controle social na área da infância e da juventude, produzido através de um processo de criminalização que atinge, principalmente, adolescentes pobres, negros e moradores da periferia.  

Imagens: Divulgação/Editora Lumen Juris
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.