Voltar Servidor-atleta, destaque no ciclismo, usa força no pedal para aliviar estresse cotidiano

O ciclismo tem se popularizado mundo afora e conquistado muitos adeptos. O servidor Flávio Gaiari Vivi, analista jurídico e chefe de cartório na Vara Única da comarca de Campo Erê, iniciou no esporte de maneira despretensiosa há seis anos, como opção de atividade para combater o estresse do dia a dia.

A modalidade mountain bike foi a escolhida e, em poucos meses, o servidor já dedicava horas e dias da semana à prática, em busca de constante evolução. Tanto que neste ano disputou uma das provas mais difíceis do mundo, realizada na Bahia. “É o sonho de qualquer ciclista”, comemora.

Acostumado com treinos semanais que acumulam 300 quilômetros, o servidor-atleta participa de diversas provas regionais no sudoeste do Paraná, onde tem marcado presença no pódio da categoria. Mas competir com mais de 500 atletas de 16 países foi uma experiência única. “Participaram vários ciclistas conhecidos mundialmente, inclusive Henrique Avancini, que é o número 1 do Brasil e foi o vencedor da prova. Foi algo incrível, uma das coisas mais alucinantes e bacanas que fiz na vida!”, avaliou Gaiari, sobre a disputa no nordeste do país.

O diferencial da categoria mountain bike é o percurso por onde as provas são realizadas - como o nome diz, na montanha. A competição Santander Brasil Ride em Porto Seguro - Arraial d'Ajuda, Bahia, aconteceu de 23 a 29 de outubro. Foram quatro dias e três noites abrigados em barracas especiais, no meio do vale. Tudo para percorrer 600 quilômetros de natureza exuberante, com uma altimetria acumulada de 13 mil metros. Na etapa principal, chamada de Rainha, os atletas subiram a serra do Parque Nacional do Alto Cariri, com sete quilômetros de extensão e 800 metros de elevação.

“Foram dias intensos! Teve dias com percursos que duraram 1h45, outros com oito horas de pedal. O que determinava era a quilometragem estipulada, que variou entre 20 e 140”, lembra o servidor atleta.

Como parte da preparação, o atleta participou da Ultramaratona Pata de Onça, em Nova Andradina-MS. A prova de 250 quilômetros aconteceu em 3 e 4 de setembro, 150 km no primeiro dia e 100 km no segundo. Na Bahia, a disputa foi em trio, com mais dois amigos na equipe que já tem a próxima aventura definida.

“A próxima será outra prova da Brasil Ride, em setembro de 2023, mas desta vez em Bonito-MS”, revela Gaiari, já ansioso pelo belo percurso que a competição irá oportunizar. E os benefícios vão muito além da boa forma física. “O ciclismo desempenha uma função muito relevante em minha vida laboral, pois, além de me proporcionar um excelente condicionamento físico, auxilia na concentração e alivia o estresse do dia a dia. As horas de pedal são momentos de reflexão e organização dos afazeres, melhoram o sono e dão muito mais disposição para a correria diária do trabalho. E tudo isso é feito em contato com a natureza, benefícios que somente o mountain bike pode proporcionar. Assim sendo, não tem como eu não ser um amante do ciclismo e um incentivador da prática do referido esporte. Tanto é que praticamente todos os meus amigos estão caindo naquela famosa pegadinha: ‘essa é a última subida’”, brinca. 

Imagens: Divulgação/Sportograf.com
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.