Voltar Servidor do PJSC é convidado para integrar duas conhecidas sociedades de alto QI

O servidor Fabrício Wloch, assessor de gabinete da 1ª Vara Cível da comarca de Itajaí, foi avaliado e aceitou neste mês convites para participar da Mensa Internacional e da Intertel, as duas mais antigas e famosas sociedades de alto QI (quociente de inteligência) do mundo. Na Mensa Internacional, apenas quem tem pontuação acima de percentil 98 nos testes de QI, equivalente a 131 pontos ou mais na escala Wechsler, é aprovado. Já a Intertel exige pontuação acima de percentil 99, que equivale a 135 pontos ou mais na mesma escala.

O servidor do Poder Judiciário catarinense e mais recente Mensan e Ilian, como são chamados os membros das duas irmandades de superdotados, registra que “os ambientes familiar e profissional em que estou inserido colaboram para realizações como essa que, ao fim, acabam orgulhando os pais e também enriquecendo o quadro funcional do nosso Tribunal”. Para Fabrício, um dos pontos positivos de descobrir seu nível de inteligência é o autoconhecimento, que pode trazer respostas para a própria vida e possibilitar o encontro com pessoas semelhantes, o desenvolvimento de redes de relacionamentos e a participação em programas de outros países.


 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 3,5% a 5% da população brasileira é superdotada, com percentil 95 ou superior, número que, no âmbito escolar, totaliza até 2 milhões de estudantes ou até 5% da população escolar no país. A definição de superdotação é multidimensional. São várias as aptidões consideradas pela psicologia na avaliação da inteligência: raciocínio rápido para resolver problemas e pensar em soluções; boa memória operacional; facilidade para discriminar sons ou visualizar detalhes de imagens; atenção elevada ao ambiente; memória de longo prazo.

As sociedades de alto QI

Fundada em 1946 pelos advogados e cientistas Roland Berrill e Lance Ware, a Mensa Internacional é a maior e mais conhecida sociedade de alto QI, com aproximadamente 145 mil integrantes no mundo. No Brasil, são apenas 1.946 integrantes. A palavra "mensa" vem do latim, significa "mesa" e faz alusão à távola redonda do rei Arthur, onde todos eram iguais, sem distinção de idade, nacionalidade, sexo, raça, religião, posição social, ideologia ou postura política.

Entre importantes nomes que integram a Mensa destacam-se personalidades como Isaac Asimov (escritor de ficção científica), Scott Adams (quadrinista, criador do personagem Dilbert), Markus Persson (criador do jogo Minecraft), Dan Brown (escritor), Tim Berns Lee (físico britânico, professor do MIT e criador da internet), Geena Davis (atriz), Roger Moreira (músico vocalista da banda Ultraje a Rigor) e Lucas Di Grassi (piloto de corridas).

A Intertel é a segunda mais antiga e ainda mais restrita, fundada em 1966 nos Estados Unidos. Até hoje admitiu apenas 1.628 membros em quase 70 anos de história, distribuídos em mais de 30 países, com somente oito brasileiros participantes. Os membros da sociedade vêm de culturas variadas e de todas as esferas da vida. O único atributo que todos compartilham é a alta capacidade cognitiva para encorajar companheirismo intelectual significativo e promover troca de ideias sobre todo e qualquer assunto para auxiliar na pesquisa relacionada a alta inteligência.

Além de assessor de gabinete da 1ª Vara Cível da comarca de Itajaí, Fabrício Wloch​ também é formador da Academia Judicial do Tribunal de Justiça, onde já atuou como conteudista, tutor e moderador de cursos da instituição. Efetivo do Judiciário catarinense, concluiu doutorado em Ciência Jurídica na Univali em dupla titulação com a Universidade de Perugia, na Itália, com bolsa de estudos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), e desenvolveu tese, aprovada com distinção e louvor, em 2018, indicada ao Prêmio Capes daquele ano.

Imagens: Divulgação/Pixabay
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.