Voltar Servidoras participam de obra sobre práticas interdisciplinares no Direito de Família

Nesta segunda-feira (26/4), às 20h, acontece o lançamento do livro "Práticas Interdisciplinares nas Varas de Família", que tem servidoras do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) entre as organizadoras e autoras da obra. Uma das organizadoras da obra é a psicóloga da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) Helena Berton Eidt, que destaca que o objetivo do livro é trazer temas importantes do cotidiano das varas de família, a fim de auxiliar juízes, promotores, advogados, psicólogos e assistentes sociais no trabalho junto aos processos, sobretudo quando envolvem crianças e adolescentes. 

Segundo ela, os processos judiciais que retratam situações de conflitos familiares, como regulamentação de guarda, alienação parental, visitas assistidas e filiação socioafetiva, ganham lentes ampliadas quando é possível a atuação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento. "Nas varas de família, palco de processos dessa esfera, é comum a interlocução entre as áreas do direito, da psicologia e do serviço social, a fim de elucidar com maior confiança litígios dessa natureza. E é sobre tais aspectos que o livro se debruça ao longo de 12 capítulos", explica.

Um dos capítulos é assinado por outras duas servidoras do PJSC, Leda Pibernat Pereira da Silva, psicóloga da comarca de Tubarão, e Carmem Lúcia da Silva, assistente social das varas de família da comarca da Capital, e aborda os estudos psicossociais. 

Para quem tiver interesse em conhecer mais sobre a obra e seu processo de organização, Helena estará com as demais organizadoras, professoras doutoras Denise Ruschel Bandeira, Vivian de Medeiros Lago e Beatriz Cancela Cattani, em uma live na página do Instagram do Grupo de Estudos, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento virtual acontecerá no perfil @geapap.ufrgs, às 20h do dia 26/04.

Segundo a sinopse do livro, no direito de família as questões trazidas para apreciação judicial são permeadas de aspectos emocionais e, muitas vezes, revelam-se tão complexas que as normas jurídicas acabam insuficientes para a resolução das demandas, com a necessidade de buscar o auxílio de outras áreas do conhecimento, com especial ênfase no serviço social e na psicologia.

Nesse contexto, as relações familiares e os consequentes conflitos presentes nas ações judiciais exigem conhecimentos interdisciplinares. Este foi o objetivo desta obra: apresentar temáticas específicas de cunho interdisciplinar. Para além de temas mais tradicionais, como regulamentação de guarda e direito de convivência e situações de suspeita de alienação parental, o livro abarca tópicos contemporâneos como mediação, visitação assistida e parentalidade socioafetiva.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.