Voltar Servidores passam por treinamento para uso de ferramentas do Office 365 em Blumenau

Técnicos de suporte em informática (TSI) do Fórum Central da comarca de Blumenau reuniram colegas servidores na sala de capacitação para um treinamento básico sobre as ferramentas do Office 365, com ênfase ao acesso, administração e uso dos aplicativos da Microsoft 365, em razão do estabelecido na Resolução GP n. 40, de 1º de junho de 2022.

A ideia do curso presencial, promovido nesta quarta-feira (22/6), surgiu a partir da constatação da necessidade do conhecimento e uso efetivo das ferramentas do Office 365, evitando-se a instalação de aplicativos e o armazenamento local em detrimento da utilização da computação em nuvem (cloud computing).

O fato do usuário trabalhar em nuvem traz maior proteção dos dados e segurança na rede, assim como maior acessibilidade - uma vez que os arquivos poderão ser compartilhados entre os servidores da unidade judicial e acessados de diversas plataformas ou estações de trabalho, desde que conectadas à internet -, sem contar a maior capacidade de armazenamento. “A administração dos arquivos pessoais é outro ponto positivo", lembrou o TSI Romulo Carvalho, que apresentou as ferramentas aos demais servidores.


 

Questionado sobre a razão de um curso presencial, já que há links com conteúdo de aulas virtuais, o TSI Sigfried Schaff observa que o treinamento presencial não invalida o material disponibilizado virtualmente, que pode servir para consulta. “Contudo, constatamos que poucos colegas acompanharam as aulas virtuais e muitos o fizeram somente de forma parcial. Para orientar e motivar o uso imediato das ferramentas disponibilizadas, sentimos a necessidade de tirar o servidor da sua zona de conforto. No tempo de uma hora de aula presencial, mostramos de forma objetiva como cada ferramenta pode ser acessada e utilizada com foco no trabalho e na realidade local”, comenta.

O TSI George Markowski, por sua vez, frisou aos usuários que ter os arquivos em nuvem auxilia na organização das atividades e na produtividade, pois o serviço não é interrompido quando determinado equipamento apresenta defeito. Basta trocar de estação de trabalho e o servidor terá acesso aos aplicativos e a todo o conteúdo da nuvem. Para quem está em home office, isso diminui a necessidade de conexão por VPN e a edição de documentos produzidos em editor diverso ao da nuvem.


 

Os servidores, ao final da apresentação, afirmaram que, por todas as facilidades e segurança disponibilizadas, “nuvem” passa a ser a palavra de ordem. Caberá ao setor de informática da comarca fomentar o uso e dar suporte, balizados na necessidade do usuário - razão pela qual, aliás, o treinamento foi realizado.

Imagens: Divulgação/Comarca de Blumenau
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.