Voltar Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio é tema da 9ª edição do 'Conexão Justiça'

Uma pesquisa recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, por ano, mais de um milhão de pessoas colocam fim à própria vida. No Brasil, a média é de 38 suicídios por dia. Pessoas com essa tendência são estigmatizadas, e familiares e amigos chegam a ter medo de entrar no assunto com elas, para não estimular algum comportamento suicida. Atualmente, médicos e especialistas indicam que a boa e correta informação ainda é o melhor remédio. 

Mas como tratar abertamente de um assunto tão delicado com um amigo ou familiar que esteja nessa situação? Como prevenir uma tragédia desse tipo na vida de uma pessoa querida? Falar sobre suicídio, ao contrário do que muitos ainda pensam, pode salvar vidas.

Há nove anos a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) organizam o Setembro Amarelo, uma campanha nacional de prevenção ao suicídio. Neste ano de 2022 o lema da campanha é "A vida é a melhor escolha''.

Esse é o tema da 9ª edição do "Conexão Justiça", o podcast do Poder Judiciário de Santa Catarina, que tem a participação da servidora Erika Braz, da Seção de Atenção Integral à Saúde, da Diretoria de Saúde do PJSC; do psicanalista, escritor, palestrante e professor da Escola de Psicanálise de Curitiba Gabriel Gomes; e da psicóloga Fabiana Kuntze, especialista em terapia de família e de casal e tenente da Marinha do Brasil com atuação na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina.

Produzido pelo Núcleo de Comunicação Institucional (NCI), do PJSC, o programa é apresentado pelo jornalista e servidor do Judiciário catarinense Francis Silvy Rodrigues e pode ser conferido no canal do PJSC no YouTube.

Assista ao episódio completo.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.