Voltar Sistema Eletrônico de Informações (SEI) conclui migração de 9 mil processos ativos

Ao completar quatro meses de funcionamento no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o SEI - Sistema Eletrônico de Informações concluiu com sucesso toda a migração dos processos ativos que estavam no SPA - Sistema de Processos Administrativos. Durante o último final de semana, mais de 9 mil processos foram transferidos para o novo sistema, que já detinha em sua base mais de 29 mil processos criados desde sua implementação.

O SEI, adotado em abril deste ano com a finalidade de substituir o SPA, que já operava com processos eletrônicos, e até o mais antigo PTC, que registrava a tramitação de autos físicos, consiste numa eficiente plataforma eletrônica para dar andamento a todo e qualquer processo e documento administrativo do TJSC.

Tanto o SEI como o eproc - sistema informatizado para tramitação de processos judiciais, foram cedidos gratuitamente pela Justiça Federal - TRF 4ª Região. "O SEI trouxe, sem dúvida, mais celeridade, tornando as demandas administrativas mais ágeis e seguras, com facilidade no manuseio", conta Ricardo França, diretor da DGDM - Diretoria de Gestão Documental e Memória do TJSC.

Depois da migração dos processos ativos, segue o desafio de nas próximas semanas também migrar os documentos arquivados do SPA, num total de 150 mil processos aproximadamente, para a moderna ferramenta do SEI. A pretensão é que até mesmo os processos mais antigos registrados no PTC sejam migrados para a nova plataforma.

A chefe da Divisão de Atendimento ao Usuário da DDI, Micheline Rosa Peixoto, dá como exemplo de agilidade da ferramenta o fato de encurtar distâncias e tempo para os fornecedores do Tribunal. "O SEI propicia que o contratante assine eletronicamente o documento, evitando o uso do correio ou a necessidade de comparecimento pessoal".

Além disso, "com o SEI muitos procedimentos passaram a ser solucionados em poucos minutos", garante Micheline. O futuro do SEI é reunir todas as informações administrativas, arquivadas e ativas, proporcionando maior facilidade para a pesquisa e agilidade no desfecho das demandas.

Imagens: Arquivo/TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.