Voltar Solidariedade da comarca de Lages é canalizada para a 8ª edição do Natal do Novo

Cartinhas com fotos de cerca de 100 crianças já estão distribuídas no Fórum da comarca de Lages. Na oitava edição do Natal do Novo, duas escolas municipais serão beneficiadas: Centro de Educação Infantil Sepé Tiaraju, no bairro Passo Fundo, e Salto Caveiras, que fica no interior do município. Algumas cadastradas no projeto Paternidade Responsável também integram a lista.

Em poucos minutos, uma turma inteira foi apadrinhada pelos servidores de uma única unidade. Em outra, os comentários ansiosos haviam sido emitidos há alguns dias. "Estávamos inquietos aguardando as cartinhas. Nessa ação, quem ganha o presente somos nós em poder ajudar. É muito gratificante participar", diz a servidora Lucilane Galvani, da 1ª Vara Criminal.

A proposta de presentear os pequenos com um par de calçados e uma roupa nova surgiu há oito anos, numa parceria entre o projeto Paternidade Responsável e a Vara da Fazenda, na época comandada pelo juiz Silvio Orsatto. Coordenadora da campanha, Rita Lang diz que no Natal do Novo são recebidas apenas peças que nunca foram usadas.

"É importante que os presentes sejam novos.  Quem recebe se sente ainda mais valorizado. Uma vez, uma menina, de uns quatro anos, ao receber um presente com a etiqueta me perguntou se era para ela. Respondi que sim e ao mesmo tempo quis saber por que fazia aquela pergunta. A resposta foi: 'Mas outra pessoa não tem que usar primeiro para depois ser meu?'", lembra Rita.

Nesse movimento de solidariedade, os padrinhos doam um calçado e uma roupa, mas podem incluir um brinquedo no pacote. Além disso, são convidados a participar da entrega, marcada para o dia 11 de dezembro, nas escolas. A equipe do Natal do Novo passará no dia 4 de dezembro nas unidades para recolher os presentes.

Brinquedos e comida

Quem quiser colaborar com a doação de brinquedos novos, seminovos e até mesmo comida pode participar da campanha feita há mais de duas décadas pela família da servidora Lídia Ribeiro, lotada na comarca de Lages.  A arrecadação e distribuição de brinquedos para crianças carentes começou quando sua mãe, dona Ivonete, alcançou uma graça e decidiu confeccionar e consertar brinquedos para doar no Natal, como forma de agradecimento. Ano passado, também com a ajuda dos colegas do Fórum, foi possível distribuir mais de 4 mil brinquedos. Os donativos podem ser deixados com a servidora na 2ª Vara Cível. 

Imagens: Divulgação/Comarca de Lages
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.