Voltar Sustentável, acessível e seguro, Fórum de Navegantes será inaugurado nesta sexta-feira

Uma nova página começa a ser escrita nesta sexta-feira (13/12) na história da comarca de Navegantes com a inauguração do novo prédio do Fórum, que será batizado com o nome do saudoso desembargador Wilson Eder Graf. A estrutura, com área construída de 6.495,02 m² no bairro São Domingos, foi projetada pela Diretoria de Arquitetura e Engenharia (DEA) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) com linguagem contemporânea. A solenidade de inauguração está marcada para as 11 horas e contará com a presença do presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, e demais autoridades.

O novo Fórum da comarca de Navegantes foi desenvolvido com opções de modulação e flexibilidade dos espaços internos, de forma a facilitar futuras alterações dos ambientes e adequação do projeto. A proposta arquitetônica foi concebida em módulos que se repetem, com a possibilidade de se criar a área necessária conforme o número de varas de cada fórum onde o projeto será edificado. A estrutura interna também é modular e, aliada à utilização de paredes de gesso acartonado e à volumetria simples, facilitará adequações futuras da edificação.

No quesito sustentabilidade, a estrutura possui tratamento de fachadas para aliviar a carga térmica, teto verde no salão do júri, sistema de ventilação natural, estação de tratamento de esgoto, reaproveitamento de água das chuvas e bicicletários. Rampas, sinalização de maneira a garantir o pleno acesso a todos os ambientes do prédio, elevadores e sanitários acessíveis; assentos para portadores de mobilidade reduzida, assentos para portadores de obesidade, espaço para pessoas com cadeira de rodas no salão do júri e passeios com sinalização tátil no piso garantem a acessibilidade no local.

Além de incluir requisitos de sustentabilidade e acessibilidade, a segurança também foi reforçada no novo prédio da comarca de Navegantes, com a instalação de porta giratória com detector de metais, sistema de circuito fechado de televisão para monitoramento, fluxo interno do réu preso isolado do fluxo dos demais usuários do prédio e cercamento de todo o perímetro do terreno. A construção do prédio iniciou em 2014 pela empresa Concretil Construções Ltda. e foi paralisada em agosto de 2018. A empresa JM Gato Construtora e Incorporadora Ltda. foi responsável pela conclusão da obra, iniciada em junho deste ano e finalizada em novembro, após contrato emergencial. Um investimento total de R$ 19.412.927,05.

De entrância final, a comarca de Navegantes é composta do município-sede e de Luis Alves e atende a uma população estimada de 94 mil habitantes. O novo Fórum contará com três varas (1ª e 2ª Vara Cível e Vara Criminal), Juizados Especiais e seus respectivos cartórios, além de áreas técnicas e áreas de apoio do Ministério Público. Segundo a DEA, a obra garante a Navegantes uma edificação de qualidade, segura, funcional, flexível e com soluções sustentáveis, melhor adequada às atuais demandas da Justiça de Santa Catarina. O mesmo modelo de edificação é utilizado na construção de duas outras comarcas - Timbó e Imbituba, com previsão de conclusão das obras para julho de 2021 e outubro de 2022 respectivamente.

Imagens: Divulgação/Diretoria de Engenharia do TJSC
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)

Copiar o link desta notícia.